PUBLICIDADE

Exposição usa carnaval de Viareggio para homenagear Dante Alighieri no Rio

15 out 2021 19h13
| atualizado às 19h19
ver comentários
Publicidade

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) receberá a exposição "Dante...Vale" em homenagem ao poeta italiano Dante Alighieri, cuja morte completou sete séculos neste ano. O evento será aberto ao público em geral no próximo dia 19 de outubro e seguirá até 15 de janeiro de 2022, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes.

Mostra homenageia Dante usando sátiras de mestres do Carnaval de Viareggio
Mostra homenageia Dante usando sátiras de mestres do Carnaval de Viareggio
Foto: Foto / Divulgação / Ansa - Brasil

Promovida pelo Consulado-Geral da Itália no Rio, a mostra usa a sátira dos mestres do carnaval de Viareggio, cidade italiana na região da Toscana, para exaltar a "Divina Comédia", uma das obras literárias mais famosas do mundo.

A homenagem ao maior poeta italiano é feita por meio de 17 esboços originais de carros alegóricos que desfilaram em diferentes edições do carnaval de Viareggio, que acumula 148 anos de tradição da festa popular.

De forma satírica, as obras carnavalescas de Viareggio imprimem uma releitura moderna, com apelo político e social, do inferno, purgatório e paraíso dantescos narrados no célebre livro.

Considerado o "Poeta Supremo" e um dos pais do idioma italiano, Dante faleceu na madrugada entre 13 e 14 de setembro de 1321, em Ravenna, onde seu corpo está sepultado. Como parte das celebrações pelo sétimo centenário de sua morte, diversas exposições e eventos estão sendo realizados na Itália e no Brasil.

Serviço:

Esposição: Dante...Vale

Local: Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro - Rua Primeiro de março, s/n - Praça XV - Centro

Data: 19 de outubro a 15 de janeiro de 2022

Dias e horários: Segunda a sexta: das 10h às 19h; Sábados: das 10h às 17h

Valor: Entrada gratuita

Mais informações: www.dantevale.com.br

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade