Exposição de arte comemora ano da França no Brasil
Em comemoração ao ano da França no Brasil, a exposição Os Caminhos da Arte entre França e Brasil, em cartaz gratuitamente na Pinakotheke Cultural do Rio de Janeiro, traz 80 obras, de três gerações de artistas brasileiros, como pinturas, gravuras, esculturas, desenhos e fotografias.
O objetivo do evento é mostrar toda a trajetória dos artistas brasileiros na França, suas formações, a influência em suas obras e a contribuição decisiva sobre sua arte.
"Além de poder mostrar ao nosso país obras jamais vistas por aqui, já que a maioria é de coleção particular estrangeira, a nossa Pinakotheke completou 30 anos em 2009. Foram três décadas marcadas por produções, exposições e livros com grandes artistas", contou Max Perlingeiro, diretor geral da Pinakotheke, que levou um ano garimpando as obras da exposição.
Uma das principais obras apresentadas está Natureza-morta com frutas (Paris 1936), de Di Cavalcanti. A pintura foi encontrada com outras 39 obras no porão da embaixada brasileira em Paris, 25 anos depois de terem sido produzidas.
