PUBLICIDADE

Quer emagrecer? Queime calorias dançando Zumba

Com coreografias fáceis, a modalidade mistura ritmos latinos e internacionais de altíssimo astral

22 abr 2015 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

Ganhando cada vez mais fãs e adeptos, a Zumba se tornou uma das atividades físicas mais procuradas nas academias. A modalidade que nasceu na Colômbia se tornou uma marca global que combina ginástica, dança e entretenimento com uma empolgante sensação de dança fitness, promovendo, assim, alto gasto calórico.

As aulas de Zumba misturam ritmos latinos e internacionais para mexer o corpo todo
As aulas de Zumba misturam ritmos latinos e internacionais para mexer o corpo todo
Foto: iStock

“Acredito que a popularidade da Zumba seja devido à facilidade das coreografias, aliada ao clima de festa durante as aulas”, comenta Raphael Rosa, especialista educacional da Zumba. As coreografias são de fácil assimilação por parte dos alunos. Quatro ritmos básicos são trabalhados: salsa, cumbia, merengue e reggaeton. 

Segundo Raphael, cada aula tem um gasto calórico elevado devido à mistura da dança com movimentos fitness. Essa combinação entre exercícios aeróbios e musculares otimiza a queima calórica sem que o aluno perceba o quanto está se exercitando.

O que diferencia a Zumba de outras atividades aeróbicas é a dinâmica das aulas. A mistura de ritmos provoca uma oscilação da frequência cardíaca que faz com que o aluno experimente diversos níveis de intensidade sem interrupção. 

Não há níveis diferenciados de aula (iniciante, intermediário e avançado), o que favorece a prática de pessoas de diversos tipos de aptidão e condicionamento físico, tornando o público bem heterogêneo. Também não é preciso saber dançar para entrar nas aulas de Zumba, porém Raphael alerta que “não existe restrição, desde que a pessoa tenha liberação médica para a prática de atividades físicas”.

Com a popularização da modalidade, novos treinos foram desenvolvidos para quem busca perder peso. São eles: Zumba Step, aula que utiliza o step com instrumento para trabalhar os membros inferiores e o sistema cardiovascular; Zumba Toning, treino com ênfase na tonificação muscular; Zumba Kids e Kids Jr., exercícios direcionados a crianças de 4 a 6 anos e de 7 a 11 anos; Zumba Sentao, aula que utiliza uma cadeira para aumentar a intensidade e força do treino; Aqua Zumba, combina a filosofia da Zumba com a resistência da água; e Zumba Gold, aula em que se trabalha uma coreografia de Zumba fácil de seguir, com foco no equilíbrio, amplitude de movimento e coordenação.

Além de emagrecer, a Zumba, independentemente do tipo de treino escolhido, aumenta a autoestima, combate o estresse e melhora a agilidade e o equilíbrio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade