Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bienal de Veneza lembra momentos com o 'inesquecível' Redford

Mostra concedeu-lhe o Leão de Ouro pela Carreira em 2017

16 set 2025 - 12h38
(atualizado às 12h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A Bienal de Veneza emitiu um comunicado nesta terça-feira (16) para honrar a memória do "grande e inesquecível" ator e diretor americano Robert Redford, falecido hoje aos 89 anos.

Redford e Fonda foram homenageados no Festival de Cinema de Veneza em 2017
Redford e Fonda foram homenageados no Festival de Cinema de Veneza em 2017
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Nos unimos nas condolências ao mundo do cinema e da cultura pelo falecimento do grande ator, diretor e produtor Robert Redford, um gigante inesquecível de Hollywood e um extraordinário e incansável promotor do cinema autoral independente, fundador do Sundance Institute e do Sundance Film Festival", diz a nota, assinada pela presidência e diretorias de diversos setores, além "da Bienal de Veneza como um todo".

A mensagem também ressaltou que "a Bienal de Veneza orgulha-se de ter-lhe concedido o Leão de Ouro pelo Conjunto da Obra no Festival Internacional de Cinema de Veneza em 2017".

"Ele [Redford] recebeu o prêmio, juntamente com sua colega de longa data, Jane Fonda, que também levou a honraria pelo conjunto da obra. A cerimônia foi seguida pela exibição do filme 'Nossas Noites', dirigido por Ritesh Batra e estrelado por Redford e Fonda", lembraram-se os remetentes.

A nota ainda citou as palavras do diretor artístico da Mostra, Alberto Barbera, na ocasião: "Ator, diretor, produtor, ambientalista, inspirador e fundador daquele brilhante experimento cinematográfico chamado Sundance: tanto na frente quanto atrás das câmeras, tanto na defesa da causa do cinema independente quanto na do nosso planeta, Robert Redford nos acompanhou por 50 anos de história americana com uma combinação de rigor, inteligência e graça que permanece insuperável".

Em 2012, Redford apresentou na Bienal de Cinema a última obra sob sua direção, "Em Má Companhia" ("The Company You Keep").

Já em filmes que estrelou, ele apareceu nas telas do Festival de Veneza em "The Making of 'Butch Cassidy and the Sundance Kid" (1970), de Robert Crawford Jr.; "O Candidato" (1972), de Michael Ritchie, e "Perigosamente Juntos" (1986), de Ivan Reitman.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade