Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Autor de 'O Apanhador no Campo de Centeio' move ação judicial

2 jun 2009 - 10h48
(atualizado às 13h05)
Compartilhar

O escritor americano J.D. Salinger moveu uma ação judicial, nesta segunda-feira (1/6), contra o autor e a editora do livro 60 Years Later: Coming Through the Rye (60 anos mais tarde: passando pelo centeio), que divulgado como sendo a sequência a seu clássico romance O Apanhador no Campo de Centeio.

Salinger pede que um juiz suste a publicação do livro, de um autor identificado como J.D. California.

De acordo com a livraria online Amazon.com, o livro será lançado em setembro pela editora sueca Nicotext.

"A sequência não é uma paródia e não comenta ou critica o original. É roubo intelectual puro e simples," diz a ação registrada na Corte Distrital dos EUA em Manhattan.

Não foi possível entrar em contato imediato com um representante da Nicotext para ouvir suas declarações.

Salinger possui os direitos autorais sobre o romance de 1951, visto como uma das grandes obras da literatura americana, e seu personagem principal, Holden Caulfield.

A ação descreve Salinger como sendo "fortemente protetor de sua propriedade intelectual" e diz que "ele não aprovaria o uso de sua propriedade intelectual pelos réus".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra