PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Atriz italiana Paola Gassman morre aos 78 anos em Roma

10 abr 2024 - 08h45
(atualizado às 09h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A atriz Paola Gassman, protagonista do teatro italiano durante décadas, morreu aos 78 anos, em Roma, informou sua família nesta quarta-feira (10).

A notícia foi divulgada pelo seu companheiro de longa data, o ator Ugo Pagliai, e seus filhos Simona e Tommaso. Filha do cineasta Vittorio Gassman e da atriz Nora Ricci, a artista é meia-irmã de Vittoria, Alessandro e Jacopo e estava doente há algum tempo.

Conhecida sobretudo pelos seus numerosos papéis no teatro, alternados com esporádicas, mas significativas aparições televisivas em comédias e dramas, Gassman nasceu em Milão em 1945 e formou-se em 1968 na Academia de Artes Dramáticas "Silvio D'Amico".

Entre suas peças mais famosas estão "La tragedia del vendicatore", dirigida por Luca Ronconi, e "Cucina diretta", de Lina Wertmuller. Já na companhia Brignone-Pagliai ela estrelou os espetáculos "Spettri", de Ibsen, e "Processo di famiglia", de Fabbri.

Gassman também chegou a ser dirigida por seu pai Vittorio em espetáculos como "Cesare o nessuno", "Fa male il teatro" e "Bugie sincere" e atuou com diretores como Luigi Squarzina, Mauro Bolognini e Ronconi.

Além disso, ela marcou presença nas obras "Il piacere dell'onestà"; "Ma non è una cosa seria", e depois em "Il bugiardo", de Carlo Goldoni; "Il gatto in tasca", de Feydeau; "Scene di matrimonio", de Italo Svevo; "Il mercante di Venezia" e "Sogno di una notte di mezza estate" ("Sonho de uma noite de verão"), de William Shakespeare.

O funeral de Gassman será realizado na próxima sexta-feira (12), a partir das 11h (horário local), na igreja dos Artistas na Piazza del Popolo, no centro da capital italiana. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade