Exposições temáticas contam a história do rádio e mostram para as crianças a importância deste meio de comunicação
Na área dos celulares, tablets e streamings, o bom e velho rádio muitas vezes acaba nem recebendo tanta atenção das crianças. Pois bem, esse equipamento de comunicação, que é um dos mais antigos do Brasil, está presente em duas novas exposições gratuitas do Museu da Imagem e do Som: "Padre Landell: o homem que inventou o futuro" e "Rádio no Brasil".
Como são as exposições?
Para as crianças mergulharem no universo da comunicação, a exposição "Rádio no Brasil" apresenta uma linha do tempo interativa, com fotos e um aplicativo com conteúdos como depoimentos feitos especialmente para a mostra.
Além disso, a exposição, que tem parceria de AESP, Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Museu Brasileiro de Rádio e Televisão, contará com rádios de diferentes décadas, programas de notícias e de humor, transmissões de partidas de futebol antigas e radionovelas.
Já a mostra "Padre Landell: o homem que inventou o futuro" aborda, em parceria com o Instituto de Física da USP, a história do brasileiro considerado o inventor do rádio.
Nela, há uma instalação interativa, onde são feitos experimentos para ilustrar as descobertas de físicos e inventores que contribuíram para o rádio evoluir durante a história.
Com curadoria da pesquisadora Helena Tassara e do biógrafo Hamilton de Almeida, o ponto alto da exposição será o transmissor de ondas, feito em tamanho real, pelo colecionador Marco Aurélio Cardoso de Moura, com base nos escritos de Landell.
A mostra terá outras atrações como esquemas e estudos preliminares dos experimentos e diários originais de Landell, além de documentos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.
A visitação é gratuita e ocorre de terça a sexta-feira, das 11h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Outras exposições do MIS
O Museu da Imagem e do Som (MIS) está com outras mostras vigentes no espaço. Confira cada uma delas:
- "Linha do Tempo da Fotografia - Acervo MIS": exibe dezenas de equipamentos originais, datados do século XIX até os tempos atuais, a fim de traçar o desenvolvimento das câmeras fotográficas ao longo de quase 150 anos - de 16 de fevereiro a 13 de agosto;
- "Caminhos da Lente e da Mente": reúne os trabalhos do artista plástico visual austríaco naturalizado brasileiro Rudi Böhm - a partir de 03 de março;
- "Nova Fotografia - parte 2": seleção de trabalhos de artistas, que se distinguem pela qualidade e inovação. A exposição é dividida em duas etapas e os projetos passam a fazer parte do acervo físico e digital do museu - até 19 de março.
Dados do passeio:
- Passeio: Exposições "Padre Landell: o homem que inventou o futuro" e "Rádio no Brasil" no MIS
- Recomendado: Todas as idades
- Quando: 03/03 a 16/04
- Horários: terça a sexta, de 11h às 20h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 19h.
- Preços: Gratuito
- Locais:
- Onde: Museu da Imagem e do Som - MIS
- Endereço: Av. Europa, 158, Jardim Europa - São Paulo - Como chegar
- Telefone: (11) 2117-4777
- Site: mis-sp.org.br/
- Onde: Museu da Imagem e do Som - MIS