A importante reflexão do filósofo Francesc Torralba: 'Um filho pode ser uma fonte infinita de felicidade, mas também uma fonte infinita de sofrimento'
O filósofo espanhol Francesc Torralba, doutor em Filosofia e Teologia, refletiu sobre as alegrias e os desafios da maternidade e da paternidade
O filósofo Francesc Torralba afirma que ter filhos é uma experiência dual, capaz de ser fonte infinita tanto de felicidade quanto de sofrimento devido às renúncias e responsabilidades exigidas. Ele defende que a parentalidade não deve ser vista como uma obrigação social, pois não afeta a todos da mesma maneira, e critica os julgamentos contra quem decide não ter descendentes, rebatendo o rótulo de egoísmo frequentemente imposto àqueles que escolhem não seguir por esse caminho.
Ter filhos é um dos maiores desejos de algumas pessoas, enquanto outras preferem não seguir esse caminho. Para o filósofo espanhol Francesc Torralba, essa decisão envolve sentimentos complexos que vão muito além da alegria de formar uma família.
Em uma reflexão sobre a maternidade e a paternidade, o especialista chamou a atenção para as recompensas e os desafios de criar uma criança, além de questionar os julgamentos direcionados a quem decide não ter descendentes.
Em uma conversa recente, divulgada pelo portal espanhol Ok Diario, o filósofo resumiu essa dualidade em uma declaração que convida à reflexão: "Um filho pode ser uma fonte infinita de felicidade, mas também uma fonte infinita de sofrimento".
Segundo ele, embora a experiência de criar uma criança possa proporcionar momentos de realização, também exige dedicação, renúncias e uma responsabilidade que acompanha os pais ao longo da vida.
Francesc Torralba faz alerta sobre a maternidade e a paternidade
Doutor em Filosofia e Teologia, Francesc Torralba destacou que a decisão de ter filhos não deve ser tratada como uma obrigação social. Para o pensador, é necessário reconhecer que a experiência da parentalidade não é positiva da mesma maneira para todas as pessoas e que as dificuldades enfrentadas durante a criação dos filhos também precisam ser consideradas.
Ao comentar o assunto, o filósofo questionou os rótulos atribuídos a quem prefere não ter descendentes.
"É muito fácil chamar de egoístas aqueles que querem ser felizes e...
Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.