De grito de bomba à ajuda na evacuação: os relatos dos voluntários sobre o incêndio na Blue Zone
Voluntários que atuavam na área conversaram com o Terra sobre a retirada de participantes na COP30
Um incêndio atingiu um dos pavilhões na Blue Zone da COP30, na tarde desta quinta-feira (20), e os voluntários que atuam no evento não só assistiram como estiveram envolvidos na evacuação de participantes. "Foi muito rápido, questão de um minuto. Quando eu saí do pavilhão, eu e as outras pessoas que estavam conosco, já tinha uma saída de emergência que eles tinham aberto para o estacionamento do Hangar", contou ao Terra a voluntária Jéssica Oliveira.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Shirley Santos estava junto de Jéssica em uma festa no pavilhão do Oman, próximo ao local do incêndio. Elas tinham acabado de encerrar seus turnos, que vão de 7h às 13h. "Eu estava com uma voluntária da Coreia e a gente viu uma multidão correndo. Eles não gritavam fogo, eles gritavam bomba. Nisso, a gente se assustou, a minha amiga quis logo sair", disse ela.
A brasileira conta que havia deixado a festa por alguns minutos e decidiu voltar ao local para alertar os amigos e pegar seus pertences. No caminho, deu de encontro com diversas pessoas que se aproximavam do local de risco para filmar. "Quando eu corri pelo corredor principal, já estava a fumaça, mas tinha sim muito bombeiro civil orientando pra galera sair. Então foi bem preocupante, mas deu pra gente manter a calma e sair tranquilos", relatou Shirley.
Aline Trindade, voluntária que trabalha nos ônibus destinados aos participantes credenciados da COP, estava na entrada do evento e conta que ficou preocupada com os amigos que estavam lá dentro. "Recebemos uma mensagem dos coordenadores que era pra evacuar a área e eu fiquei desesperada porque os meus amigos de faculdade estavam aí dentro. Nisso que a gente veio pra fora, já estava cheio de carro de bombeiro, dava pra ver a fumaça aqui fora. Os meus amigos, eu encontrei um deles e a gente se abraçou porque ele tava nervoso e eu estava nervosa pensando neles", afirmou.
O voluntário Lucas Araújo, que estava trabalhando no momento que as chamas começaram, conta que participou da ação de evacuação. "A ação foi super rápida, o bombeiro ajudou, alguns voluntários ajudaram a evacuar as pessoas, foram abrindo algumas lonas pras pessoas saírem. Nós conseguimos também evacuar alguns cadeirantes", contou.
Preocupação com a repercussão
Os voluntários paraenses lamentaram a possibilidade de que o incêndio vire munição para novas críticas à COP30 e à cidade sede, Belém. Em conversa com o Terra, eles destacaram que a situação poderia ter ocorrido em qualquer sede no planeta e disseram que temem novos ataques xenofóbicos contra a cidade, além do desvio da atenção das negociações realizadas na conferência.
"Podia acontecer em qualquer lugar do Brasil um incêndio da magnitude que teve, mas foi controlado, ninguém se machucou. Vamos seguir com os acordos, vamos seguir com o que a COP representa, porque é a primeira COP que é do povo", defendeu Lucas.
A presidência da COP30 informou que a Blue Zone deve ser reaberta a partir das 20h desta quinta, mas a programação em relação as negociações seguem em aberto. A causa do incêndio ainda segue sendo investigada.