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De natação a boxe, veja a entrega necessária em 4 esportes

22 jun 2015 09h34
| atualizado às 10h09
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Entrega, superação, força de vontade, técnica, razão, emoção e conquista. Os ingredientes para uma história de sucesso no esporte são amplamente conhecidos. Colocá-los em prática é que são elas. Atletas são unânimes em dizer que as grandes vitórias estão diretamente ligadas ao tempo e ao esforço dedicados as suas modalidades.

Mas qual esforço e por quanto tempo? Nós listamos quatro esportes para mostrar o quanto eles exigem de seus atletas.

Boxe
Força, concentração, disciplina e velocidade. Uma hora de boxe pode queimar, em média, de 600 a 800 calorias, fazendo com que você mexa ombros, braços, costas, peitoral e abdômen durante os movimentos.

 

Foto: Shutterstock

Pugilistas profissionais costumam treinar cerca de seis horas diariamente para atingir bons resultados, além de uma busca diária dos melhores resultados dentro do ringue.

Embora as lutas sejam rápidas – nos Jogos Olímpicos costumam ser disputadas em apenas três rounds de três minutos – elas são extremamente cansativas e exigem, inclusive, força mental.

Tênis
Esporte que exige esforços de curta duração e grande intensidade, o tênis pede treinamento constante, inclusive em meio aos torneios. Os atletas profissionais costumam reservar de três a quatro horas por dia para o esporte, e outras duas de preparação física, com exercícios aeróbicos e musculares como corrida e levantamento de peso.

 

Foto: Shutterstock

Em uma partida de três sets, com duração de duas horas, um jogador de tênis corre, em média, 2,5 km. O bom tenista é aquele que domina duas características primordiais: se cansar mais lentamente e se recuperar mais rápido.

Natação
Entre 200 e 400 milésimos de segundo é o tempo que um nadador leva para reagir à ordem de largada; 700 calorias é o quanto se queima nadando durante uma hora. Respiração, agilidade, reflexo, resistência e força são apenas alguns dos requisitos para enfrentar competições olímpicas na água.

Treinos de 6 km a 7 km por dia são fundamentais para um nadador profissional, mas não o suficiente. Natação requer técnica apurada e reflexo. Nadar diferentes estilos entre os treinos também ajuda a trabalhar diferentes grupos musculares.

Handebol

Pressão, força, habilidade para driblar e eficácia para pontuar. Em uma partida de handebol, o jogador só pode ficar com a bola na mão por até três segundos e só são permitidos três passos com a bola na mão sem quicá-la no chão. Diferentemente dos demais esportes aqui citados, exige um preparo individual e coletivo.

Foto: Shutterstock

 

Adiciona-se a isso que cada posição no handebol exige uma participação e, consequentemente, treinamento diferentes. Treinos aeróbicos e anaeróbicos atuam na performance e recuperação do atleta após cada prova. 

Fonte: Correios
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