Vivo leva rede 5G para as Linhas 1, 2 e 3 do Metrô de SP
Serão contempladas todas as 35 estações e 33 quilômetros de trilhos, com conclusão em até 18 meses
A Vivo iniciou a implantação de sua rede 5G nas Linhas 1, 2 e 3 do Metrô de São Paulo. O serviço já está disponível nas estações Vila Mariana, Pedro II, Ana Rosa e Jardim São Paulo. Até o final do mês, outras quatro serão beneficiadas: Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde e São Judas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A modernização da conectividade será realizada de forma progressiva, com previsão de levar conectividade ininterrupta aos usuários em 33 quilômetros de trilhos em até 18 meses.
As três linhas do Metrô transportam cerca de 2,7 milhões de pessoas por dia. Com a iniciativa da Vivo, os usuários poderão se manter conectados ao longo de todo o trajeto, desde a entrada na estação até o desembarque, mesmo nos trechos subterrâneos.
Segundo a operadora, a rede está sendo implantada sobre a infraestrutura da Winity, que também será responsável por sua operação e monitoramento.
Para distribuir o sinal de forma eficaz nas 35 estações e nos 39 túneis, foi adotada a tecnologia Distributed Antenna Systems (DAS), utilizando um sistema digital da Comba. Esse sistema permite que o sinal da operadora seja captado e espalhado por meio de aproximadamente 500 antenas ativas 5G e 133 quilômetros de cabos fendidos. Estes cabos são projetados especificamente para assegurar uma cobertura ininterrupta dentro dos túneis.
“Este projeto responde a uma necessidade concreta dos usuários, ao ampliar a cobertura da rede móvel em áreas tradicionalmente com sinal limitado, como túneis e plataformas subterrâneas, e reforça o papel da Vivo como líder em conectividade móvel do país”, afirma Elmo Matos, diretor de Core e Redes Móveis da Vivo.