PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Venda de PCs sobe 3% no começo de 2024; IA deve impulsionar ano

Venda de PCs cresceu 3% no primeiro trimestre de 2024, e chegada dos AI PCs deve impulsionar aumento maior ao longo de todo o ano; entenda

22 abr 2024 - 15h36
(atualizado às 19h27)
Compartilhar
Exibir comentários

A venda de PCs subiu 3% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior, após dois anos consecutivos em queda, em movimento de estabilização pós-pico da pandemia da covid-19. Segundo pesquisa de mercado da Counterpoint Research, Lenovo e Acer lideram o crescimento, com 8% e 6%, muito em parte por terem sido as primeiras a lançarem os novos AI PCs, sugerindo que a chegada da inteligência artificial deve impulsionar as vendas ao longo do ano.

Foto: Reprodução/Acer / Canaltech

Conforme os dados da firma, a Lenovo vendeu cerca de 13,7 milhões de PCs neste primeiro trimestre de 2024, contra 12,7 milhões de 2023. Em paralelo, HP e Dell, principais concorrentes em volume de vendas, tiveram números estáveis de 12 e 9,2 milhões.

Apesar de se tratar de vendas numericamente expressivas, para a HP isso representou um crescimento de apenas 1%, enquanto para a Dell houve uma queda de 0,4%. Considerando que ambas as empresas ainda estão apresentando seus PCs com Inteligência Artificial, mas com portfólio reduzido, o resultado corrobora para a projeção de que os AI PCs serão o diferencial para o mercado consumidor daqui para frente.

Mercado acelerado por IA

No entanto, isso não significa que as empresas estejam ignorando as novas tecnologias, muito pelo contrário. Ambas Dell e HP vêm investindo pesado em soluções em escala para servidores de IA utilizando todas as novidades disponíveis, entre os novos Intel Xeon de 5⁠ª e 6⁠ª geração, GPU Nvidia Blackwell e os chips AMD MI300 Instinct.

Venda de PCs em milhões de unidade
1 Tri 2024 1 Tri 2023 Crescimento ano a ano
Lenovo 13,7 12,7 8%
HP Inc 12 11,9 1%
Dell 9,2 9,3 -0,4%
Apple 5 4,9 2%
Acer 3,7 3,5 6%
Outras 13,7 13,6 1%

Ao que tudo indica, a expectativa é garantir uma boa penetração de mercado no segmento corporativo, ainda em processo de implantação, focando em produtos para o consumidor de forma mais pulverizada ao longo do ano. 

Vale ressaltar que a indústria entende que as capacidades de IA são o próximo ponto de inflexão nos diversos segmentos, sendo inclusive o catalisador para novos avanços. Tanto por isso, a Qualcomm está prestes a apresentar seus novos chips Snapdragon X para AI PCs, sendo uma nova player importante para competir no mercado de PCs surfando no cenário promissor acelerado por IA.

Fonte: Counterpoint Research

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade