EA quer colocar anúncios dentro dos jogos
Durante apresentação com acionistas, CEO da Electronic Arts, Andrew Wilson, destacou que empresa já estuda formas de inserir publicidade em jogos
A Electronic Arts estuda uma forma de colocar publicidade dentro dos jogos. O anúncio foi feito durante a apresentação do resultado fiscal da empresa no último trimestre realizada nesta sexta-feira (10). De acordo com o CEO da companhia, Andrew Wilson, a medida ainda está sendo estudada, mas que se trata de uma possibilidade para o futuro.
O executivo foi questionado por acionistas sobre a possibilidade e ele informou que já há análises sendo feitas internamente."Temos equipes que estão analisando neste exato momento como podemos fazer implementações bem pensadas dentro de nossas experiências de jogo". No entanto, ele afirma que tudo ainda está em um estágio bastante inicial.
É uma medida bastante controversa e a própria EA sabe disso. Tanto que Wilson destaca que é preciso estudar bem a viabilidade dessas inserções de publicidade e que há outras maneiras de aproveitar essas oportunidades de mercado — como apostar em anúncios que vão além dos jogos em si.
"À medida que começamos a construir uma comunidade e a aproveitar o seu poder além dos limites dos nossos jogos, como podemos pensar a publicidade como um motor de crescimento nesses tipos de experiências?" questiona o CEO.
Isso significa que, para ele, parece ser mais interessante direcionar anúncios e material publicitário para a comunidade já formada do que forçar algo dentro da experiência dos jogos. Uma saída nesse sentido, por exemplo, seria aproveitar justamente o engajamento dos jogadores do Ultimate Team em EA FC 24 para fazer colaborações publicitárias com marcas esportivas.
EA já tentou publicidade no passado
O receio de Andrew Wilson de colocar anúncios dentro dos jogos tem um lastro bem recente. A EA já tentou iniciativas assim em um passado bem recente com UFC 4, lançado em 2020.
Na época, a empresa colocou alguns pequenos anúncios antes da luta, emulando um pouco da publicidade que as transmissões esportivas fazem. Mesmo sendo discreta em alguns casos — como na propagando de The Boys que aparece junto às informações da luta na parte inferior da tela no vídeo acima —, a medida foi duramente criticada pelos jogadores, o que forçou a remoção do conteúdo.
Trending no Canaltech:
- Tempestade solar chega ao nível extremo pela primeira vez em 21 anos
- Animação mostra formação de possível próximo supercontinente
- Xbox | Como o Game Pass e a Activision viraram dor de cabeça para a Microsoft
- Enchente no RS | Médico explica como evitar leptospirose e outras doenças
- Os 20 melhores filmes de terror da nova geração
- Galaxy Z Flip 6 seria 1º celular Samsung com "IA na bateria"