Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: empresa de SC relembra Steve Jobs com museu

7 out 2011 - 20h14
(atualizado às 21h51)
Compartilhar

Uma empresa especializada em assistência técnica para a Apple em Blumenau, Santa Catarina, decidiu reunir os fãs de Steve Jobs desde a última quinta-feira em museu montado a partir de suas criações. No logotipo da Apple na fachada da empresa, uma faixa preta simbolizava o luto de funcionários por Jobs.

Museu em Blumenau (SC) serviu como ponto de encontro de "applemaníacos"
Museu em Blumenau (SC) serviu como ponto de encontro de "applemaníacos"
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

O museu da Apple, conhecido como 'Time Capsule', já existe há dois anos, mas passou a receber os "applemaníacos" um dia após o anúncio da morte de Steve Jobs para relembrar as criações visionárias do empresário. De acordo com a assessoria da Hi Soluções, que montou o acervo, cerca de 35 pessoas já visitaram o 'Time Capsule' para conhecer as invenções de Jobs.

O acervo com 36 aparelhos da Apple foi montado a partir de clientes que deixaram equipamentos antigos na empresa, entre eles um Machintosh SE, datado de 1987, e o precursor do iPad, o Newton.

Segundo uma das sócias da empresa, Ana Bilbao, o evento acabou servindo como ponto de encontro para os fãs de produtos da Apple conversarem sobre as criações de Jobs e demostrarem seu carinho com a empresa e seu cofundador.

Steve Jobs morre aos 56 anos
O cofundador e ex-presidente do conselho de administração da Apple morreu nesta quarta-feira aos 56 anos, vítima de um câncer no pâncreas que vinha tratando desde 2003. Perfeccionista, criativo, inovador e ousado, ele ajudou a tornar os computadores mais amigáveis e revolucionou a animação, a música digital e o telefone celular. Jobs marcou o mundo da tecnologia ao apresentar produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Afastado da empresa desde 17 de janeiro para cuidar da saúde e sem prazo para voltar, o executivo renunciou ao cargo em 24 de agosto. "Sempre disse que, se chegasse o dia que eu não pudesse mais cumprir minhas funções e expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a informar. Infelizmente, esse dia chegou", dizia a nota à época.

A saúde de Jobs virou notícia em 2004, quando ele anunciou que passara por uma cirurgia para remover um tipo raro de câncer pancreático, diagnosticado em 2003, e que a operação fora bem-sucedida. Depois, em 2009, Jobs fez um transplante de fígado e ficou afastado da companhia que fundou ao lado do engenheiro Steve Wozniak por vários meses. Mesmo com as licenças, Jobs continuou ativo na tomada de decisões da empresa, chegando se reunir a portas fechadas com o presidente americano, Barack Obama, em fevereiro, e lançar o iPad 2, em março, surpreendendo ao subir ao palco para apresentar o produto.

Detalhes do estado de saúde de Jobs sempre foram um mistério. Uma fotografia que mostrava o executivo muito magro e com aparência debilitada (sobre a qual recaíram suspeitas de manipulação) foi publicada pelo site americano de celebridades TMZ dois dias após ele ter deixado o cargo de presidente-executivo da Apple. Em fevereiro, Jobs foi fotografado pelo jornal americano The National Enquirer na mesma clínica onde o ator Patrick Swayze, morto em setembro de 2009, recebeu tratamento para câncer de pâncreas.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra