Um programador comprou 12 memórias USB na Amazon; após descobrir que todas eram falsificações, lançou este app gratuito para detectá-las
É bom ligar o desconfiômetro diante de ofertas boas demais para serem verdade
O que parece uma pechincha à primeira vista pode esconder um golpe bem elaborado, ainda mais quando se trata de uma compra online. O caso que trazemos hoje gira em torno do aumento de unidades de armazenamento USB de grande capacidade... e com preços impossivelmente baixos.
Felizmente, graças à iniciativa de especialistas como Steve Gibson, os usuários agora têm à disposição ferramentas como o ValiDrive para detectar a tempo esse tipo de golpe.
O problema: memórias USB fraudulentas em lojas online
Comprar dispositivos de armazenamento, como memórias USB, discos SSD ou cartões SD por meio de plataformas como Amazon, Temu e AliExpress se tornou um verdadeiro campo minado: é comum nos depararmos com muitos produtos que "oferecem" funcionalidades impressionantes — como 2 TB de armazenamento — a preços irrisórios.
Essas promessas são, frequentemente, golpes que só se sustentam até o momento em que conectamos a unidade de armazenamento ao computador. No entanto, em algumas ocasiões, o golpe é tão bem elaborado que, ao conectar o dispositivo, o sistema operacional mostra a capacidade prometida pelo vendedor.
Só que, na realidade, grande parte desse suposto espaço não existe fisicamente no dispositivo, o que pode acabar provocando a perda de dados e uma falsa sensação de segurança que desaparecerá no momento em que começarmos a salvar arquivos.
Entra o ValiDrive
Steve Gibson, um veterano programador e especialista em segurança informática, decidiu agir após constatar por si ...
Matérias relacionadas
Os melhores emuladores de Android para PC
Os donos do futebol já sabem qual é o próximo alvo a ser bloqueado: os Amazon Fire TV