Steve Jobs insistia em pagar a conta de seus colegas; sua suposta generosidade era pura esperteza para comer de graça
Ele se divertia enganando a própria empresa para não pagar um dólar
De Steve Jobs já se contou muita coisa, como a vez em que deu um Jaguar para uma funcionária que se atrasou e o fato de que trocava seu Mercedes-Benz SL55 AMG de 120 mil dólares a cada 6 meses para poder andar sem placa.
Mas há uma história menos conhecida que, ainda assim, diz muito sobre quem ele era: a de como o fundador da Apple dava um jeito de se aproveitar da própria empresa toda vez que convidava alguém para almoçar.
O cenário eram as cafeterias e restaurantes do antigo campus em 1 Infinite Loop, tudo isso antes da mudança para o atual Apple Park. E o truque de Jobs era de uma simplicidade impressionante.
A anedota foi contada por Scott Forstall à revista Wired há alguns anos e resgatada pelo reconhecido jornalista John Gruber. Vale a pena lê-la inteira:
Quando eu almoçava com Steve Jobs, ele insistia em pagar, o que eu sempre achei um pouco estranho. Mesmo quando íamos juntos e ele pedia algo rápido e já pronto, como sushi, e eu pedia uma pizza feita no forno a lenha, ele me esperava no caixa por 10 ou 15 minutos. Eu me sentia muito desconfortável.No fim, eu disse: "Sério, posso pagar eu mesmo, então por favor não fique aí me esperando". E ele respondeu: "Scott, você não entende. Sabe que, para pagar, precisamos passar nosso cartão de funcionário e isso é descontado do salário? Eu só recebo 1 dólar por ano! Cada vez que passo o cartão é uma refeição grátis!"
Era o multimilionário dando um jeito de tirar vantagem da empresa que ele próprio fundou, economizando alguns ...
Matérias relacionadas
Chegamos ao limite absoluto da tecnologia em calçados para caminhada: nova obsessão é tirá-los
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.