Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Um hacker usou IA para automatizar uma onda de crimes cibernéticos 'sem precedentes', diz Anthropic

Ao todo, hacker tentou extorquir 17 empresas, cobrando valores que ultrapassam 500 mil dólares

27 set 2025 - 14h25
(atualizado em 27/9/2025 às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Hackers são capazes de causar grandes estragos na vida de pessoas, empresas e até países inteiros. No mês passado, a Anthropic detectou a presença de hackers que tentavam usar o seu sistema de IA para realizar uma operação criminosa que tinha por finalidade identificar e extorquir ao menos 17 empresas. O caso, divulgado em um Relatório de Inteligência de Ameaças, publicado pela Anthropic em agosto de 2025, destacou a preocupação de que a inteligência artificial está sendo cada vez mais utilizada em crimes cibernéticos.

Hacker tentou extorquir ao menos 17 empresas

A Anthropic, uma startup americana focada em desenvolver sistemas de inteligência artificial mais seguros e éticos, tem como principal produto o Claude, um chatbot que se destaca no mercado por oferecer interações mais seguras, éticas e transparentes. Porém, no último mês, a empresa passou por uma situação que tem sido cada vez mais comum: a incorporação de IA por hackers para práticas criminosas.

De acordo com o relatório divulgado pela empresa, foram citados alguns exemplos de uso indevido do chatbot para práticas criminosas. Um desses exemplos envolvia uma operação de extorsão de dados na tentativa de extorquir pelo menos 17 empresas, de áreas de saúde, serviços de emergência, além de instituições governamentais e religiosas. Mas como os hackers conseguiram essa proeza? O hacker se aproveitou da inteligência artificial do Claude para automatizar o crime.

Entenda como o ataque hacker foi realizado

O processo ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A Microsoft vem lidando há 30 anos com um pequeno grande problema no relógio do Windows; no Windows 10, a empresa resolveu de vez

A Microsoft sugere o que fazer com seu PC com Windows 10 se você não puder atualizar para o Windows 11: jogue-o fora (mas recicle-o)

YouTuber serra o Xbox, cola componentes com fita adesiva e, de repente, tem um console portátil funcionando

Usei por 3 semanas o navegador que promete destronar o Chrome - meu veredito

Cabos submarinos pertenciam às operadoras e agora estão sendo controlados por grandes empresas de tecnologia

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade