PUBLICIDADE

Transforme seu smartphone em controle remoto

4 set 2012 - 07h57
Compartilhar

Esqueça os tradicionais controles remoto da televisão, do ar-condicionado e do home theater. Hoje, além dos modelos universais, já é possível substituir os vários dispositivos da casa por um aplicativo para smartphones e reunir todos os comandos à distância no gadget.

Aplicativos podem tornar o smartphone um controle remoto para diferentes aparelhos
Aplicativos podem tornar o smartphone um controle remoto para diferentes aparelhos
Foto: Shutterstock


O funcionamento de qualquer controle remoto, inclusive dos universais, acontece por meio de protocolos de comunicação, como se fossem línguas diferentes, cada equipamento entende uma. Os modelos universais abrangem protocolos de diversas marcas e aparelhos. Uma desvantagem que existe nesses controles são as interferências.



Segundo o especialista em tecnologias interativas e professor da Escola Politécnica da USP, Marcelo Zuffo, o que faz o DVD player responder a um comando dado à televisão, por exemplo, é a ausência de padronização, já que cada fabricante organiza os protocolos a sua maneira. Assim, a linguagem de um aparelho pode confundir-se com a linguagem de outro de marca diferente, causando a interferência. "A única forma de isso não acontecer é comprando todos os aparelhos de uma mesma marca, o que é muito difícil", diz.



Protocolos da casa

O smartphone, através de aplicativos, é programado para reconhecer os protocolos de cada aparelho, funcionando da mesma maneira que os controles remotos universais. Na tela do celular, aparecem as teclas do controle original da sua televisão ou home theater, por exemplo. Para que o smartphone entenda para onde vai o comando é preciso que o usuário aponte em direção ao aparelho. Alguns celulares facilitam o uso exibindo o nome do aparelho que está sendo comandado.



A comunicação entre o controle e o eletrodoméstico pode acontecer através de radiofrequência - como nos mais antigos -, infravermelho, bluetooth ou wi-fi. O mais comum é o infravermelho, cujo consumo de energia é menor, mas o dispositivo precisa estar alinhado com o eletrodoméstico, pois essa tecnologia não tem a capacidade de ultrapassar objetos. Já as duas últimas encontram o equipamento independentemente da direção.



Com os smartphones, a tecnologia utilizada também é o infravermelho. Para torná-los controles universais, é preciso baixar um aplicativo. O celular precisará ainda ter led, que será utilizado junto ao infravermelho, pois é por meio dele que a informação é enviada e recebida.Ainda existem controles universais com reconhecimento de voz, com tela de LCD, com ou sem touchscreen.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade