PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

TikTok terá parada musical em parceria com a Billboard

Parada musical do Tiktok será atualizada semanalmente e exibirá as músicas mais populares da rede social em parceria com a Billboard

14 set 2023 - 23h02
(atualizado em 15/9/2023 às 13h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (14) sua parada musical oficial em parceria com a Billboard. Ao lado da renomada publicação musical, a rede social exibirá semanalmente as músicas mais populares da plataforma, a partir de métricas baseadas em engajamento, visualizações de vídeo e uso por criadores de conteúdo.

Foto: Montagem: Caio Carvalho/Canaltech / Canaltech

Sexyy Red abre a primeira edição do Top 50 do Tiktok com a faixa SkeeYee, seguida de Paint The Town Red, de Doja Cat, e Taylor Swift, com a faixa august. O Top 50 do TikTok será atualizado todas as quintas e poderá ser acessado pelo próprio aplicativo ou na página oficial da Billboard.

No anúncio, a rede social apontou a parceria como um reconhecimento da influência que a plataforma possui no mercado musical. Além de facilitar a descoberta de artistas que estão viralizando no TikTok, a parada musical semanal também serve como um registro da movimentação na plataforma, constituindo um radar de tendências. Por enquanto, porém, apenas dados de usuários dos Estados Unidos serão contabilizados.

Primeira edição da parada musical do TikTok traz Sexyy Red, Doja Cat e Taylor Swift no pódio; top 50 será atualizado semanalmente pela Billboard (Imagem: Divulgação/TikTok)
Primeira edição da parada musical do TikTok traz Sexyy Red, Doja Cat e Taylor Swift no pódio; top 50 será atualizado semanalmente pela Billboard (Imagem: Divulgação/TikTok)
Foto: Canaltech

O uso particular de faixas musicais no TikTok também terá suas particularidades exibida nas paradas. Sexyy Red, por exemplo, aparece outras três vezes entre as 50 faixas mais tocadas da rede social, com a lista também incluindo as tradicionais indicações feitas pela Billboard, relacionadas à estreia de uma canção no ranking ou comparações semanais de posicionamento.

Não é a primeira vez, aliás, que a Billboard lança um olhar sobre as redes sociais para indicar popularidade musical. A publicação fez isso pela primeira vez com o MySpace e mantém, até hoje, uma parada musical relacionada à menção de artistas e canções no X (antigo Twitter) — na data em que esta reportagem é escrita, Olivia Rodrigo domina as três primeiras posições deste ranking semanal.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade