Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Temos um problema sério com os centros de dados; e o ex-CEO do Google quer construí-los no espaço

A crise energética da IA atuou como catalisador na iniciativa de Eric Schmidt, novo CEO da Relativity Space

2 jun 2025 - 12h17
(atualizado em 3/6/2025 às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Se tem algo que não falta no novo cenário espacial são CEOs bilionários, mas a compra da Relativity Space por Eric Schmidt surpreendeu o setor. Ele próprio deu uma explicação. Ele, que foi CEO do Google por uma década, surpreendeu o setor espacial há dois meses ao adquirir participação majoritária na empresa de foguetes Relativity Space.

A startup californiana nunca chegou à órbita, mas fez um lançamento teste de um foguete impresso em 3D, o Terran 1, e está desenvolvendo um foguete comercial parcialmente reutilizável, o Terran R.

Após a aquisição da empresa, Eric Schmidt assumiu o cargo de CEO, função que não exercia desde que deixou o gigante de Mountain View em 2011.

Centros de dados no espaço

Eric Schmidt está obcecado com a quantidade de energia e capacidade computacional que será necessária para mover a inteligência artificial. Foi o jornalista Eric Berger, da Ars Technica, quem juntou as peças.

A ideia de implementar centros de dados no espaço, alimentá-los com energia solar e mantê-los frios sem usar água "provavelmente explica por que Schmidt comprou a Relativity Space", comentou Berger no X. No dia seguinte, Eric Schmidt respondeu com uma palavra: "Sim."

Em uma audiência perante o Comitê de Energia e Comércio do Congresso dos Estados Unidos, Schmidt apresentou alguns números:

"Estão considerando centros de dados de 10 gigawatts, quando uma usina nuclear média nos Estados Unidos gera 1 gigawatt. Uma das estimativas que considero mais provável é que os centros ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Editamos geneticamente uma aranha para produzir uma teia vermelha fluorescente, e as implicações são promissoras

Grupo de cientistas propôs infectar outro planeta e observar o que acontece como experimento e já escolheram candidato

Condenaram o diesel porque poluía demais, agora descobriu-se que os gases dos carros a gasolina modernos são piores do que nos contaram

Cromossomo X traz novas pistas sobre envelhecimento: por que mulheres tendem a viver mais que homens

Achávamos que tínhamos resolvido o mistério das "árvores" gigantes do Paleozoico: não poderíamos estar mais errados

Xataka
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade