Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tecnologia permite explorar uma caverna sem entrar nela

10 mai 2019 - 20h15
Compartilhar
Exibir comentários

Os espeleólogos tchecos criaram uma maneira de explorar os sistemas de cavernas alagadas sem usar equipamento de mergulho, roupas de mergulho, capacetes e lâmpadas à prova d'água: mapeamento 3D.

A nova ferramenta foi desenvolvida pela Geo-CZ, empresa que usa a tecnologia para mapear locais históricos e arqueológicos. A administração de cavernas da República Tcheca a utilizou pela primeira vez nesta sexta-feira.

"Os dados de entrada não são feitos por imagens individuais, mas por vídeos", disse Jiri Sindelar, da Geo-CZ. "Isso torna o mapeamento no site incrivelmente mais rápido."

Isso significa que alguém tem que colocar o equipamento e ir para a caverna, mas apenas uma vez e apenas o tempo suficiente para filmá-la. Isso é uma grande conveniência, porque cavernas são lugares escuros e confusos que são um pouco perigosos.

A Geo-CZ foi usado em Chynovska jeskyne, uma caverna a cerca de 100 quilômetros ao sul de Praga, que foi descoberta em 1863 e aberta ao público em 1868. Na década de 1980, espeleólogos encontraram partes menores e maiores do sistema de cavernas cheias de água. A exploração ainda está acontecendo.

O novo sistema tornará isso muito mais fácil e preciso, disse Sindelar. "Dentro dos 200 metros dos corredores inundados da caverna de Chynov, com uma queda de mais de 46 metros e um sistema muito complexo, a deflexão não excede dezenas de centímetros", disse ele.

Ao observar a caverna como um todo no modelo de computador, os mergulhadores também podem entendê-la melhor.

"Nas imagens em 3D, podemos realmente perceber as conexões entre os corredores e todo o sistema... podemos obter muito mais informações a partir dele", disse Frantisek Krejca, especialista em cavernas de Chynov.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade