Tartaruga gigantesca surge em rio nos EUA; veja o que se sabe
Imagens da tartaruga relaxando em um canal de Chicago (EUA) viralizaram nas redes
Imagens de uma tartaruga gigante se alimentando viralizaram nas redes sociais nesta semana após o animal ter sido flagrado por um morador de Chicago, nos Estados Unidos.
"É ótimo ver esta fera prosperando aqui no que antes era um rio tão tóxico, mas está lentamente sendo limpo e restaurado. Alguém plantou um monte de plantas nativas rio acima", escreveu Joey Santore no Twitter.
A tartaruga estava relaxando em um canal de Chicago quando foi vista pelo homem que remava com um caiaque na região. Em entrevista à ABC, o homem contou que estava com um amigo e que o tamanho da tartaruga chamou muito a sua atenção.
No vídeo, Santore pode ser ouvido parecendo em choque com o tamanho da tartaruga, que exibia dobras de carne que se estendiam muito além do casco. O animal estava em cima de correntes, em uma pedra.
“Olha esse cara. Temos uma foto desta visão mais bonita. Olhe para o tamanho dessa ... coisa ", diz ele, usando um palavrão. "Olhe para aquela fera. Ei, como vai cara? Você parece bem. Você é saudável", disse o homem no vídeo.
Aparição rara
O biólogo-chefe da vida selvagem da Forest Preserves of Cook County, Chris Anchor, disse à WMAQ-TV que a tartaruga que Santore filmou é bastante rara, considerando seu tamanho aparente. Ele disse que também é incomum que os répteis sejam vistos se aquecendo ao longo dos rios, mas provavelmente emergiram recentemente da hibernação.
“Então, meu palpite é que esse animal rastejou para fora do rio para tentar acumular o máximo de calor possível ao sol”, disse Anchor.
Embora seja difícil determinar exatamente o tamanho da tartaruga apenas pelo vídeo, Anchor a chamou de "um indivíduo muito grande". Ele citou ainda que as tartarugas não são exigentes quanto à alimentação.
“Tartarugas desse tamanho consomem qualquer coisa que conseguirem colocar na boca”, disse ele, acrescentando que qualquer pessoa que encontrar uma tartaruga mordedora não deve perturbá-la ou tentar pegá-la.
Chicago River Snapper aka Chonkosaurus. Great to see this beast thriving here on what was once such a toxic river, but is slowly getting cleaned up & restored. Somebody planted a bunch of native plants up the river from here, too. I can only wonder this things been eating. pic.twitter.com/u6bhlpo4p5
— Joey Santore (@JoeySantore) May 6, 2023