Script = https://s1.trrsf.com/update-1785845726/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Streamers recebem penas de prisão suspensas na França por morte transmitida ao vivo

7 ago 2026 - 12h47
Compartilhar
Exibir comentários

Dois streamers franceses receberam ‌penas de prisão suspensas nesta quarta-feira após a morte de um homem a quem haviam submetido a violência e humilhação por vários dias em sua própria transmissão ao vivo, aparentemente com o consentimento dele, informou o advogado de um dos acusados.

O Tribunal Penal de Nice considerou os ⁠dois homens culpados de infligir violência a Raphael Graven, de 46 anos, ‌conhecido na internet como Jean Pormanove, e também de incitação ao ódio pelas ofensas que dirigiram a ele.

Eles não foram acusados de ‌matá-lo, pois sua morte, ocorrida enquanto ele e ‌seus agressores dormiam, parece ter sido causada por problemas de ⁠saúde.

O incidente, transmitido pela plataforma de streaming Kick, chocou muitas pessoas na França no verão passado, ao revelar o quão perturbador pode ser o conteúdo veiculado em nichos da internet.

Autoridades exigiram mais regulamentação e moderação mais rigorosa, e o órgão regulador audiovisual e digital Arcom, juntamente com ‌o Ministério Público de Paris, abriram investigações sobre a Kick, empresa sediada ‌na Austrália.

Os streamers, Safine ⁠Hamadi e Owen ⁠Cenazandotti, afirmaram que a violência e as humilhações haviam sido roteirizadas e parcialmente encenadas, ⁠e que Graven havia consentido ‌com tudo.

Hamadi, que demonstrou remorso ‌durante o julgamento, recebeu uma pena de 18 meses de prisão suspensa e deve pagar uma multa de 5 mil euros (5.775 dólares), informou seu advogado.

"A condenação é principalmente simbólica. Estamos satisfeitos com a ⁠decisão", disse Tom Michel, advogado de Hamadi. "Meu cliente reconheceu a responsabilidade e que parte do conteúdo que eles transmitiram não era aceitável e não poderia ter sido consentida nem roteirizada."

Cenazandotti recebeu uma pena de dois anos de prisão suspensa e ‌foi condenada a pagar uma multa de 15 mil euros.

Ambos foram proibidos de publicar nas redes sociais por seis meses.

O tribunal não os ⁠acusou de homicídio culposo depois que a promotoria afirmou que as causas prováveis da morte pareciam estar relacionadas à saúde debilitada e ao coração frágil de Graven.

Também os absolveu da acusação de terem se aproveitado da fragilidade psicológica de Pormanove, já que ele havia dito à polícia, antes de sua morte, que havia consentido com os atos a serem transmitidos, disse Michel.

Os promotores afirmaram que Pormanove havia arrecadado cerca de 265 mil euros (306 mil dólares) com suas transmissões entre 2021 e 2025.

A Kick está sob investigação formal no caso, e foram solicitados mandados de prisão para alguns de seus executivos. Um porta-voz da Kick não respondeu a um pedido de comentário.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra