Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sistema para smartphone calcula tempo do semáforo

31 ago 2011 - 16h38
(atualizado em 31/8/2011 às 10h52)
Compartilhar

Pesquisadores da Universidade de Princeton e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, criaram um sistema para smartphones que coleta informações sobre semáforos e ajuda motoristas a evitarem a espera no trânsito e até mesmo economizar gasolina. Com o telefone montado no painel do carro, o aplicativo, chamado de SignalGuru, dá informações sobre o tempo restante para o sinal mudar. Assim, ele calcula a que velocidade o motorista deve andar para otimizar o tempo: ou para pegar o sinal aberto ou para reduzir a velocidade, caso o sinal esteja fechado.

Sistema calcula quanto tempo falta para a troca do sinal
Sistema calcula quanto tempo falta para a troca do sinal
Foto: Christine Daniloff/MIT / Divulgação

Segundo os pesquisadores, testes realizados em Cambridge, no estado americano de Massachusetts, ajudaram a reduzir o consumo de combustível em 20%. "Carros são responsáveis por 28% do consumo de energia e 32% das emissões de dióxido de carbono nos Estados Unidos, diz Emmanouil Koukoumidis, pesquisador visitante no MIT que liderou o projeto. "Se você puder economizar uma pequena porcentagem disso, então você pode ter um grande efeito sobre a energia que os EUA consomem", diz Koukoumidis em nota.

O sistema usa a câmera do celular para capturar as informações dos semáforos. De acordo com Koukoumidis, a infraestrutura computacional que está por trás do sistema pode ser adaptada a uma ampla gama de aplicações. A câmera poderia, por exemplo, capturar informações sobre os preços em diferentes postos de gasolina ou a disponibilidade de lugares de estacionamento em áreas urbanas. Os testes do sistema foram feitos em duas cidades. Em Cambridge, onde os semáforos têm horários fixos, o sistema foi capaz de prever quando as luzes mudariam com um erro de apenas dois terços de segundo. Em Cingapura, o erro aumenta para pouco mais de um segundo, já que a mudança do sinal é variável.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra