Santo André (SP) terá bocas de lobo inteligentes para combater enchentes
Cidade paulista vira laboratório de testes para cidades inteligentes. Cerca de 560 bocas de lobo com sensores estão sendo postas em operação
A internet das coisas (IoT) chegou às ruas de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, que avança para se tornar uma cidade inteligente. A novidade deste ano é a rede de bocas de lobo inteligentes, que ajuda a combater enchentes e alagamentos.
Da primeira boca de lobo inteligente instalada, o sistema avançou para outras 560 que estão sendo postas em operação, com investimento de R$ 840 mil, sendo os recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina.
O equipamento conta com um sensor que informa se o cesto está cheio e emite um alerta. O sinal chega a um servidor, no qual a informação é captada e, assim, é possível determinar a necessidade da limpeza imediata ou não da boca de lobo. O alerta chega quando acontece uma enchente e bate 70% da capacidade do bueiro.
Ainda não há, no entanto, uma data final para a instalação de todos os equipamentos na cidade.
Laboratório de testes
A cidade de Santo André está inserida no Programa ConectiCidade, que torna o município um laboratório para testes de soluções e aplicações relacionadas ao conceito das cidades inteligentes e digitais.
Com isso, a população já conta com uma infraestrutura própria de fibra ótica que cobre 95% da área urbana. Além de IoT, está presente a aplicação de big data e inteligência de dados. As ações de inteligência e prevenção incluem a instalação de centrais meteorológicas, câmeras de monitoramento (com foco em drenagem) e a implantação de sistema integrado de gestão.
Os esforços objetivam preparar a cidade para enfrentar os efeitos das chuvas de verão, reduzindo os riscos de enchentes e alagamentos.
Ganhando posições
Em 2021, Santo André ocupou a sétima posição no ranking nacional Cidades Amigas da Internet, que é um levantamento da consultoria em telecomunicações Teleco em parceria com a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e a Conexis Brasil Digital. Em 2019, o município estava em 98º lugar.
O conceito de cidade inteligente está ligado a um município eficiente, conectado e sustentável. Para tanto, as inovações tecnológicas são essenciais para que os projetos possam contemplar a eficiência energética, a promoção de qualidade de vida e a preocupação com sustentabilidade ambiental, social e econômica.