PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Samsung teria fechado acordo com LG por painéis OLED para TVs

Fontes da agência Reuters indicam que a Samsung teria cedido à forte concorrência no setor de TVs, fechando contrato com a rival LG por painéis OLED

16 mai 2023 - 13h30
(atualizado às 16h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Fontes da agência de notícias Reuters indicam que a Samsung teria fechado um grande contrato com a LG para a compra de painéis OLED para TVs. O acordo surpreende não apenas por envolver duas das maiores concorrentes do segmento de televisores, como ainda pela tecnologia dos displays — a Samsung foi por muito tempo a principal crítica do OLED tradicional, ao menos nessa categoria.

De acordo com as informações, com início em 2024, o contrato seria grande o suficiente para levar a LG Display, divisão da marca responsável pela fabricação de telas, a um cenário de lucro robusto após prever prejuízos até pelo menos a segunda metade de 2023. A parceria celebraria 2 milhões de unidades no ano que vem, subindo para 3 milhões em 2025 e 5 milhões em 2026.

Ao menos a princípio, as telas seriam baseadas na tecnologia WOLED (White OLED, que usa um subpixel branco adicional para intensificar o brilho), com tamanhos de 77 e 83 polegadas. Os motivos da escolha desses tamanhos são desconhecidos, mas é possível fazer palpites considerando alguns pontos já conhecidos da indústria.

Foto: Samsung / Canaltech

A Samsung poderia estar buscando abrir margem para que seu próprio painel QD-OLED — teoricamente superior, por combinar pontos quânticos e OLED azul para reduzir riscos de burn-in e turbinar a precisão das cores — tome conta das telas menores, ou ainda economizar, já que telas maiores são menos caras de serem fabricadas.

Com o acordo, a Reuters estima que a Samsung teria fôlego para superar a Sony e assumir o posto de segunda maior fabricante de TVs OLED do mundo, especialmente por atender a um maior número de países. Curiosamente, a companhia japonesa é a principal cliente da LG Display, e já trabalha com a Samsung Display no fornecimento de telas QD-OLED em suas TVs Bravia. Perguntadas sobre o acordo, as gigantes sul-coreanas se recusaram a comentar.

O contrato poderia ainda beneficiar o mercado de televisores OLED ao forçar os preços a caírem diante do aumento no número de competidores globais, especialmente no Brasil, onde a LG atua sozinha nesse segmento, pelo menos até o momento — a Samsung confirmou recentemente que trará ao solo brasileiro sua primeira TV OLED em junho, com uma oferta especial de desconto no lançamento.

Fonte: Reuters, via SamMobile

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade