PUBLICIDADE

Samsung pode lançar Chromebook com tecla de IA para Gemini

Samsung pode renovar linha de Chromebooks pela primeira vez desde 2021, com novo modelo que traria tecla Gemini para assistente de IA

16 fev 2024 - 15h31
(atualizado às 18h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Após não ter lançado nenhum novo modelo de Chromebook nos anos de 2022 e 2023, a Samsung pode voltar para este mercado em 2024. Rumores recentes apontam que uma nova geração pode chegar este ano, com novidades de performance e construção. 

Foto: Divulgação/Samsung / Canaltech

Afinal, códigos internos do navegador Chromium mostram que o Chromebook, identificado como Xol, teria uma tecla de assistente virtual integrada. Se este for o caso, seria o primeiro laptop não desenvolvido pelo próprio Google a trazer um componente do tipo. 

A princípio, espera-se que o conhecido Google Assistente seja acionado por meio dessa tecla, com seus recursos típicos como respostas para perguntas com base em resultados da web, e controle de produtos smart, por exemplo. 

Contudo, o Google Assistente deve ser eventualmente substituído pelo Gemini, que é o modelo de linguagem com IA da empresa. Por isso, especula-se que o botão seja responsável por abrir um chat com o bot do Gemini, em que as possibilidades seriam mais avançadas com a geração de texto em diferentes formatos. 

Trata-se de uma estratégia parecida com o que já é visto em alguns PCs mais recentes que rodam o Windows, cujos teclados já trazem um atalho para o assistente de IA generativa Microsoft Copilot. Ele chega para substituir a Cortana, que teve seu fim decretado no ano passado.

Nova geração pode ter tecla Gemini (Imagem: Divulgação/Google)
Nova geração pode ter tecla Gemini (Imagem: Divulgação/Google)
Foto: Canaltech

Foi dito que o novo Chromebook da Samsung viria com um processador da série Raptor Lake, da Intel — portanto, uma plataforma Intel Core de 13ª ou 14ª geração. Na prática, isso significa que o produto deve ser capaz de realizar diversas tarefas de produtividade, que estão entre os objetivos principais desse tipo de dispositivo. 

Ele ainda deve trazer a certificação Chromebook Plus, que é fornecida pelo Google para os modelos que atendem a uma série de requisitos. Isso inclui um mínimo de 8 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, tela Full HD e câmera frontal de resolução 1080p.  

Samsung e Google costumam trabalhar de forma bastante próxima para integrar suas soluções de hardware e software, respectivamente. Isso aconteceu de forma ainda mais intensa nos smartphones Galaxy S24 com Android e nos relógios Galaxy Watch com WearOS, por exemplo. 

Ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre o preço e data de lançamento do novo Chromebook da Samsung. Contudo, mais detalhes podem surgir ao longo dos próximos meses por meio de novos vazamentos ou teasers oficiais. 

Fonte: SamMobile

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade