Sistemas do governo do RS voltarão a funcionar só se água baixar, diz Procergs
Procergs informa que ainda "não é possível precisar uma data exata" para a normalização dos sistemas do RS devido ao nível da água em Porto Alegre
Diante dos alagamentos em Porto Alegre, os sistemas de governo no Rio Grande do Sul saíram do ar depois que a Procergs desligou seus servidores para evitar danos. Até esta sexta-feira (17), o cenário permanecia inalterado e sem previsão de normalização, porém a companhia de processamento de dados informou ao Canaltech que trabalha com a meta de retomar parte da operação no fim de maio "se as águas continuarem baixando e não voltarem a subir".
Sem previsão de normalização
A informação vem da Companhia de Processamento de Dados do RS, a Procergs — caso não esteja a par, a empresa é responsável por manter o funcionamento de serviços estaduais e até mesmo de uso nacional, como o Sintegra.
Depois de 11 dias de indisponibilidade, ainda não há perspectiva de retomada da operação integral. Mesmo assim, a companhia tem como meta restabelecer alguns serviços ainda neste mês caso a situação na capital do Rio Grande do Sul apresente melhorias.
"Se as águas continuarem baixando e não voltarem a subir, estamos trabalhando com a meta de retomar a grande maioria das nossas operações na última semana de maio. Não é possível precisar uma data exata neste momento por conta das inúmeras variáveis envolvidas", explicou a estatal.
Por que a Procergs desligou os servidores?
O desligamento dos sistemas aconteceu em 6 de maio e já completa quase duas semanas. Segundo a estatal, a medida foi tomada depois de a Prefeitura de Porto Alegre informar que seria necessário desligar a estação de bombeamento de água e orientar a evacuação dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus.
"A água iria invadir o subsolo do prédio, local onde estavam instalados os geradores, quadros elétricos e sistema de nobreak do Data Center", diz a nota. "Para preservar a integridade dos equipamentos e principalmente evitar a perda de dados, foi necessário desligar o Data Center, processo que demora entre 3 e 4 horas."
Quais sistemas estão fora do ar?
Em nota ao CT, a Procergs confirmou que os seguintes sistemas estão indisponíveis:
- Sistemas do Detran;
- PROA - Sistema de Processos do Estado;
- FPE - Sistema de Finanças do Estado.
Outras plataformas também estão indisponíveis, segundo apuração feita pelo Canaltech. É o caso do Sintegra, que saiu do ar na terça-feira (14). As plataformas de emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) também estão instáveis em todo país.
Quais sistemas estão funcionando?
Atualmente, o centro de tecnologia opera através de um data center secundário, na nuvem. Essa estrutura possibilitou a manutenção das seguintes plataformas:
- Segurança: registros de ocorrências, consultas integradas utilizado pelas autoridades, delegacia online para fazer registro de ocorrências, sistema de informações penitenciária e outros serviços;
Diario Oficial;
- Sistemas da Corsan de análises de efluentes e da qualidade da água;
- Sistemas da Fazenda que processam as Notas Fiscais de 19 Estados no Brasil;
- SGO - sistema de gestão do fluxo de obras;
- COE - sistema de compras eletrônicas que realiza os pregões das aquisições do Estado;
- Lei de Acesso à Informação (LAI);
- Formulários do programa Volta por Cima para cadastro dos atingidos pelas enchentes.
Portais de Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e outras entidades do governo estadual gaúcho também já voltaram a funcionar. Em alguns casos, como a Secretaria de Fazenda e DetranRS, as páginas operam em um site de contingência.
"Uma parte relevante dos serviços nem chegou a sair do ar. A Procergs possui uma série de soluções preparadas para operar em seu ambiente de Disaster Recovery (segundo Data Center), a exemplo de soluções nas áreas de segurança e os Documentos Fiscais, além de outras soluções que já vinham sendo migradas para seu ambiente de Nuvem, como uma série de sites e sistemas já relacionados nos releases enviados. Ao longo dos últimos dias as equipes têm trabalhado diuturnamente para restabelecer tudo o que for tecnicamente possível", disse a Procergs.
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