PUBLICIDADE

Saiba quando e onde assistir ao eclipse solar que acontece hoje

No Brasil, o próximo eclipse solar total acontecerá somente em 12 de agosto de 2045

8 abr 2024 - 12h01
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Neste dia 8 de junho acontecerá o eclipse solar total que será visível nos Estados Unidos, Canadá e México, mas poderá ser assistido pelo Brasil por meio de canais de streaming ou live da Nasa e do Observatório Nacional.
Hoje, às 15h20, ocorre o eclipse solar
Hoje, às 15h20, ocorre o eclipse solar
Foto: Pitris/iStock

O eclipse solar total, muito esperado mundialmente, ocorre nesta segunda-feira (8). Quem estiver nos Estados Unidos, Canadá e México conseguirá acompanhar o fenômeno presencialmente. O evento começa por volta das 15h, no horário de Brasília.

No entanto, para os espectadores fora desta região, a saída será assistir em alguma plataforma online. No Brasil, o próximo eclipse solar total acontecerá somente em 12 de agosto de 2045.

Os eclipses solares ocorrem quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando total ou parcialmente a luz solar. No caso do fenômeno que acontece hoje, o Sol vai ficar completamente escondido pela Lua por alguns minutos. 

Veja mitos e lendas sobre eclipses solares em diferentes culturas Veja mitos e lendas sobre eclipses solares em diferentes culturas

Onde assistir

A Nasa vai disponibilizar uma live em seu canal do YouTube, das 14h às 17h no horário de Brasília, mostrando em tempo real o caminho que o eclipse vai percorrer. A agência espacial americana informou que o início do eclipse solar total começa exatamente às 15h07.

O Observatório Nacional, instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) também fará uma transmissão ao vivo no YouTube, a partir das 12h30.

Dos canais de streaming, a Disney+ também anunciou que vai transmitir o eclipse solar, a partir das 15h.

Mesmo não sendo visível do Brasil, é importante destacar o alerta: olhar diretamente para o eclipse solar pode causar danos permanentes à vista. Em geral, não se deve fazer isso durante outros eventos astronômicos também – e nem no dia a a dia.

De acordo com a cartilha do Observatório Nacional, a forma correta para observar o eclipse é com óculos específicos para observação ou filtros de solda número 14 ou maior (sendo necessário verificar se o equipamento utilizado possui o ISO 12312-2). 

Esses filtros têm proteção contra raios UV e infravermelhos e podem ser adquiridos em lojas de material de construção. Jamais acompanhe o eclipse com óculos escuros normais, celulares, câmeras ou binóculos.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade