Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba como sua casa pode ser controlada via smartphone

18 set 2012 - 07h45
Compartilhar

Você chega em casa, as luzes já estão acesas na intensidade que você prefere. A cafeteira já prepara um café e seu programa favorito foi gravado automaticamente. O que parecia ficção científica já é realidade. Serviços de automação domiciliar integrados a celulares e tablets tornaram-se os novos meios de controlar a casa sem necessariamente estar dentro dela.

A tecnologia wifi dispensou o cabeamento necessário para a automatização do lar, facilitando a instalação do serviço
A tecnologia wifi dispensou o cabeamento necessário para a automatização do lar, facilitando a instalação do serviço
Foto: Shutterstock

No mercado, existem diversas empresas que oferecem serviços de automatização, que variam de níveis de integração e valores, dependendo do quão conectada a casa estará. Uma das opções é o Command Fusion, que permite o controle de qualquer equipamento que tenha um endereço IP e se comunique por protocolo TCP ou UDP, padrão da maioria deles.

Uma das empresas que oferece o serviço de automação domiciliar é a Videoware, de Porto Alegre (RS), onde é possível montar diversos tipos de pacotes de integração da casa. Segundo Milton Oliveira, gerente da empresa, hoje é possível transformar qualquer casa em uma casa conectada. "O wifi facilitou a vida. Os dispositivos móveis, como celulares e tablets, tornaram o serviço que seria feito por cabeamento muito mais fácil e barato de ser executado", explica.

Luzes, equipamentos eletrônicos em geral, persianas e até as portas, tudo pode ser integrado a um sistema automatizado e pode ser controlado via computador ou smartphone. "A unificação entre sistema de automação e segurança permite que a casa seja monitorada a distância", diz Oliveira. Há empresas que oferecem também a automação em áreas externas, como o acionamento remoto de sistemas de irrigação em quintais ou varandas.

Ter a casa toda controlada por um celular pode ser muito útil. Mas é preciso considerar questões de segurança. Os apps de controle residencial remoto só funcionam com acesso via senha e contrassenha. Para Oliveira, o sistema é mais seguro que as chaves tradicionais. "Se você perde sua chave, o ladrão pode entrar na sua casa. Se você perde seu smartphone ou tablet, ele precisaria de uma senha para acessar sua casa", ressalta.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra