PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Quer nomear um asteroide? Japão abre concurso de melhores sugestões

Agência Japonesa JAXA abre concurso para o público nomear asteroide gigantesco; participação até 9 de maio

6 mar 2024 - 10h14
Compartilhar
Exibir comentários
Japão convoca colaboração global para batizar asteroide
Japão convoca colaboração global para batizar asteroide
Foto: Reprodução/JAXA

A Agência Espacial Japonesa (JAXA) está convocando entusiastas do espaço ao redor do mundo para nomear um asteroide do tamanho da famosa Ponte Golden Gate, de São Francisco (EUA). As incrições podem ser feitas até o dia 9 de maio por meio deste link.

O objeto celeste, atualmente conhecido como 2001 CC21, será o alvo de uma futura missão da sonda espacial Hayabusa2, programada para julho de 2026.

O asteroide, que realiza uma órbita completa ao redor do Sol a cada 383,1 dias, é classificado como um objeto "próximo" à Terra, em comparação com outras rochas flutuantes, mas mantém uma distância segura, nunca se aproximando a menos de 7,4 milhões de milhas do nosso planeta.

Desde a sua descoberta em 2001 pelo programa de pesquisa de asteroides próximos à Terra da Força Aérea dos EUA (LINEAR), o asteroide permaneceu sem um nome oficial. A campanha de nomeação da JAXA, que segue diretrizes da União Astronômica Internacional, encoraja sugestões criativas, desde que respeitem o limite de 16 caracteres e sejam não ofensivas.

Quais asteroides podem acabar com a vida na Terra? Quais asteroides podem acabar com a vida na Terra?

Quem quiser tentar participar tem a chance de se eternizar no cosmos junto a outros asteroides famosos, como 162173 Ryugu e 101955 Bennu, ambos nomeados em homenagem a figuras da mitologia. A missão de Hayabusa2 ao 2001 CC21 promete capturar imagens de alta qualidade do corpo celeste, apesar de não coletar amostras.

Cientistas esperam que as missões de Hayabusa2 aos asteroides forneçam dados sobre os primeiros momentos de nosso Sistema Solar.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade