Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem é o jovem bilionário que vai comandar a criação da super IA de Mark Zuckerberg

Alexandr Wang agora lidera os esforços de superinteligência da Meta

16 jun 2025 - 17h25
Compartilhar
Exibir comentários

Ele tem apenas 28 anos, é bilionário desde os 24 e vai assumir um papel crucial na Meta, gigante fundada por Mark Zuckerberg. Alexandr Wang, o fundador da Scale AI, recentemente anunciou sua saída da startup que o tornou rico, para liderar a divisão de superinteligência da Meta, onde irá desenvolver tecnologias de inteligência artificial (IA).

Alexandr Wang foi CEO da Scale AI e agora assumirá papel de liderança no laboratório de superinteligência da Meta
Alexandr Wang foi CEO da Scale AI e agora assumirá papel de liderança no laboratório de superinteligência da Meta
Foto: Scale AI/Divulgação / Estadão

Este movimento não é apenas um marco pessoal para Wang, mas também um passo importante para a Meta, que busca recuperar terreno na disputada corrida por uma IA mais avançada.

Mas quem é o rapaz que, em 2021, com apenas 24 anos, se tornou o bilionário mais jovem do mundo, e que atualmente conta com uma fortuna de US$ 3,6 bilhões?

O movimento de Wang para a Meta é parte de um esforço mais amplo da empresa para se posicionar como líder em IA. A gigante de Zuckerberg tem investido pesadamente no desenvolvimento de modelos de IA avançados, como o Llama 4, mas os resultados têm sido mornos, com desenvolvedores ainda incertos sobre a eficácia desses sistemas. Agora, com Wang assumindo o controle do laboratório de superinteligência, a Meta espera ganhar terreno em relação a gigantes da IA como OpenAI, Google e Microsoft.

A Meta está planejando uma equipe de 50 pessoas focadas na superinteligência, e a presença de Wang será fundamental para consolidar essa divisão. Segundo fontes do Forbes, o acordo inclui um compromisso de Meta de pagar à Scale pelo menos US$ 450 milhões por ano pelos próximos cinco anos, um dos maiores contratos da história recente da empresa, garantindo à Scale uma fonte de receita estável.

A Scale AI, sob a liderança de Wang, tornou-se um agente importante no mercado de IA, oferecendo soluções que ajudaram a impulsionar empresas de diferentes setores, desde o automotivo até a logística. No entanto, com o novo acordo com a Meta, a empresa de Wang se verá em uma situação peculiar: com uma parceria estreita com um dos maiores concorrentes da OpenAI e outros players do setor, como o Google. Embora ainda haja contratos em vigor com outras empresas, o futuro da Scale AI estará a partir de agora associado aos planos da Meta.

Embora tenha deixado a Scale, Wang não se desvincula totalmente de sua criação. A empresa, agora sob a liderança do ex-executivo da Uber Jason Droege, continuará na ativa, com a Meta investindo fortemente nos produtos de IA da empresa. No entanto, a direção futura da Scale será mais focada em manter contratos com o setor governamental e explorar novas parcerias.

A visão de Wang para a IA

Em sua trajetória, Wang sempre defendeu uma abordagem ousada e sem limitações. Em entrevista para um podcast em 2023, ele declarou que acreditava que a "ingenuidade" era uma vantagem no setor tecnológico, uma visão que ele aplicou ao criar a Scale AI. Para ele, "há um grande prêmio na ingenuidade", ou seja, a falta de conhecimento prévio sobre as dificuldades de um campo pode ser uma força.

Wang também falou sobre como a IA pode transformar o mercado de trabalho, tornando-se "uma infraestrutura invisível", assim como a internet, que mudou o mundo no final do século 20.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade