Quem é o brasileiro eleito entre os mais influentes da IA no mundo, segundo a 'Time'
Cristiano Amon é presidente da Qualcomm, fabricante de chips e processadores de celular dos EUA
A revista Time publicou o seu já tradicional ranking anual com as 100 pessoas mais influentes no desenvolvimento de inteligência artificial (IA). Neste ano, três brasileiros aparecem na lista, entre eles Cristiano Amon, CEO e presidente da Qualcomm, fabricante americana de chips, processadores e redes de telecomunicações.
Amon figura na principal categoria da publicação: a de "líderes". Também estão na lista personalidades mais midiáticas, como Elon Musk (X, Tesla e SpaceX), Sam Altman (OpenAI) e Mark Zuckerberg (Meta).
Existem outras três categorias na revista, "inovadores", "moldadores" e "pensadores".
"Sob a liderança da Cristiano Amon, a Qualcomm investiu pesadamente em pesquisa e desenvolvimento de IA", diz a Time que reintegra a responsabilidade da empresa por desenvolver o processador Snapdragon, componente dos smartphones Android das marcas Samsung, Xiaomi e Motorola, por exemplo.
Cristiano Amon se formou e fez doutorado em engenharia elétrica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde ingressou em 1988.
AI at the edge is changing everything. Proud to be part of the @TIME 100 AI list and of the work @Qualcomm is doing to deliver on-device intelligence across industries and ecosystems. #TIME100AIhttps://t.co/h5zZ3GHkwt pic.twitter.com/uT8GLptnbE
— Cristiano R. Amon (@cristianoamon) August 28, 2025
Foi durante sua gestão que a Qualcomm liderou a estratégia do 5G e expandiu sua atuação para outras áreas como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), computação e setor automotivo. Além disso, o executivo teve participação no desenvolvimento das tecnologias 3G e 4G.
O título concedido "reflete o incrível trabalho da Qualcomm para levar a IA ao limite, onde ela pode ter um impacto profundo", escreveu Cristiano Amon no Linkedin.
Antes de entrar na Qualcomm como engenheiro, ele trabalhou na Ericsson e na Vésper. Em 2018, no mesmo ano que a companhia anunciou a abertura de uma fábrica de chips para smartphones e internet das coisas (IoT), assumiu o cargo de presidente da empresa. Depois de três anos, foi promovido e acumulou o cargo de CEO.
Hoje, Amon é responsável tanto pela operação global da companhia quanto pela unidade de semicondutores, que inclui chips para celulares, produtos de radiofrequência, soluções automotivas e de IoT.
Os outros dois brasileiros estão na lista, Mike Krieger, cofundador do Instagram e atual diretor da Anthropic, criadora da IA Claude, e Ana Helena Ulbrich, CEO da No.Harm.
Krieger e Ana Helena são destaque da categoria "inovadores".