PUBLICIDADE

Por que tampar um vulcão com concreto não evitaria erupções?

Minimizar os danos de uma erupção é algo que quem vive ao redor de um vulcão sempre quer, mas tampá-lo não é uma alternativa válida

1 mar 2023 - 23h46
(atualizado em 2/3/2023 às 12h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Erupções vulcânicas são fenômenos que podem colocar vidas humanas e diversas estruturas em risco e evitar esse tipo de dano é algo que qualquer comunidade que mora nas proximidades de um vulcão deseja. Tentar fechar o vulcão com concreto, porém, não é uma opção válida.

A ideia já pode parecer absurda logo de primeira vista, mas é fato que autoridades italianas, em conjunto com o exército dos Estados Unidos, usaram o material na massiva erupção do Monte Etna em 1992. Na ocasião, blocos de concreto foram utilizados para retardar e redirecionar o avanço da lava que ameaçava a pequena cidade de Zafferana Etnea. Como o concreto só derrete a partir de 1.500 graus Celsius, esta é uma função que ele pode exercer — a lava atinge "somente" 900 ºC, em média.

Foto: Ása Steinarsdóttir/Unsplash / Canaltech

Selar as saídas de lava, por outro lado, não é uma boa solução. Primeiramente, a imensa maioria dos vulcões não possui um lago de lava aberto que pudesse ser preenchido com concreto — as próprias rochas após uma erupção costumam cobri-lo. Além disso, a própria forma com que os vulcões funcionam faz a tampa de concreto ser uma péssima ideia.

As erupções ocorrem quando o volume de magma dentro do vulcão e os gases que ele expele geram pressão suficiente para romper a camada de rochas na superfície. Na maioria dos casos, isso acontece de uma forma relativamente tranquila: os gases escapam facilmente e a lava tem um fluxo lento.

Em um cenário bem diferente, em que o material dentro do vulcão não consegue escapar facilmente, o que acontece é uma erupção explosiva. Tapar um vulcão — com concreto ou qualquer outro material — na verdade, cria uma situação em que esse tipo de erupção é muito mais provável, já que a forma natural de alívio de sua pressão interna estaria bloqueada.

Não há saída mirabolante contra as erupções: regiões sujeitas a este tipo de desastre devem sempre manter um eficiente sistema de alerta e estarem prontas para ações emergenciais. Além disso, cientistas do campo da vulcanologia estão constantemente pesquisando formas de prever erupções e evitar tragédias por estes fenômenos naturais.

Fonte: IFL Science

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade