Por que a Apple está proibida de vender novas versões do Watch nos EUA
A empresa é obrigada a suspender as vendas do Series 9 e Ultra 2 devido a problemas de patente
A Apple não pode mais vender Watch Series 9 e o Watch Ultra 2 nos Estados Unidos. O governo do presidente Joe Biden se recusou a vetar a proibição nesta terça-feira (26). A companhia retirou os dispositivos de seu site no dia 21 de dezembro e das lojas no dia 24.
Em comunicado ao portal de notícias CNBC, a representante do Gabinete da Representante Comercial dos EUA, Katherine Tai, afirmou que a agência "decidiu não reverter a determinação da Comissão de Comércio Internacional (ITC, em inglês)" após "cuidadosa consideração".
Em declaração anônima à agência Reuters, uma fonte da Apple disse que a empresa vai recorrer da decisão da ITC.
"Discordamos fortemente da decisão e da ordem de exclusão resultante, e estamos tomando todas as medidas para devolver o Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2 aos clientes nos EUA o mais rapidamente possível", afirmou, em nota.
Entenda
A comissão decidiu proibir a venda após concluir que a Apple havia infringido patente de uma empresa chamada Masimo, que acusa a companhia de roubar informações e realizar contratações de funcionários logo antes do lançamento do novo aparelho. Nesse caso, a patente seria a tecnologia da medição de saturação de oxigênio no sangue.
A ITC também ordenou que a empresa parasse de vender quaisquer dispositivos importados anteriormente com a tecnologia infringida.
A big tech tentou bloquear a decisão enquanto aguardava um recurso, mas a comissão negou o pedido da Apple. O governo americano teria 60 dias para vetar a decisão, o que não aconteceu.
A proibição afeta apenas as lojas da Apple nos EUA, mas clientes americanos conseguem comprar os produtos em redes varejistas que ainda possuem estoque. Consumidores em outros países não sofrem a proibição. No Brasil, o valor do Watch Series 9 começa em R$ 4.999 e o Ultra 2, R$ 9.699, no site oficial da empresa.
A Apple também continuará a vender o Watch SE, pois o modelo não vem com um sensor de oxigênio no sangue.