PUBLICIDADE

O Double Tap do Apple Watch Series 9 funciona mesmo?

Com a chegada do Double Tap ao Apple Watch Series 9, será que vale a pena usar o recurso no dia a dia?

3 dez 2023 - 13h01
(atualizado em 4/12/2023 às 11h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando o Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2 foram anunciados, os relógios inteligentes entregaram novidades pontuais, entre elas o Double Tap. A funcionalidade permite o comando de algumas ações específicas dos smartwatches, como atender ligações, tirar fotos e exibir notificações. Mas, será que a ferramenta funciona? Confira a minha opinião, baseada no uso prático.

Foto: Erick Teixeira/Canaltech / Canaltech
+

Funções presentes no Double Tap

O fato de o Double Tap utilizar os sensores acelerômetro, giroscópio e de batimentos cardíacos faz com que a precisão do gesto seja grande. Durante o uso, foi notório que o Toque Duplo funcionou como o esperado em 9 de 10 tentativas, e isso é ótimo. Ou seja, 90% de acerto.

Em relação ao número de funções, ainda considero o recurso limitado. Os aplicativos nativos da Apple foram os primeiros beneficiados com a compatibilidade, apesar de não serem os únicos atualmente.

Durante o lançamento do Series 9, a fabricante demonstrou que as funcionalidades presentes no Double Tab são pontuais. Por outro lado, elas ajudam a reduzir o número de toques na tela do acessório. Dessa forma, existem 9 usos definidos:

  • Atender ou encerrar ligações;
  • Verificar notificações;
  • Desativar o despertador;
  • Iniciar um timer;
  • Controlar a reprodução de músicas e vídeos;
  • Tirar fotos com o Controle da Câmera;
  • Abrir o Smart Stack;
  • Exibir a lista de widgets;
  • Acessar o modo Elevação da bússola.
O Double Tap precisa ser ativado manualmente no aplicativo Watch do iPhone (Captura: Jucyber/Canaltech)
O Double Tap precisa ser ativado manualmente no aplicativo Watch do iPhone (Captura: Jucyber/Canaltech)
Foto: Canaltech

Usar Double Tap ou acessibilidade?

Quem escolhe utilizar o Double Tap, desativa automaticamente as opções de acessibilidade do smartwatch. Durante o processo de configuração, o sistema já aponta que apenas uma das alternativas pode ser utilizada no relógio inteligente, e isso limita a usabilidade.

O Apple Watch tem diversos recursos de acessibilidade focados em tornar a experiência de uso inclusiva. Antes de o Toque Duplo ser disponibilizado no Series 9, e até mesmo em outras gerações do relógio, era muito comum o uso das ferramentas de acessibilidade disponibilizadas no app.

Por isso, o AssistiveTouch é uma alternativa muito popular entre os usuários do smartwatch. As opções de acesso aos aplicativos e notificações do relógio variam entre o abrir e fechar da mão ou um e dois toques dos dedos em formato de pinça.

Com o "Toque Assistivo", é possível abrir as configurações do Apple Watch Series 9, acessar aos apps, otimizar funções de localização do relógio, etc. Por outro lado, é preciso ter atenção e paciência para aprender a usar os gestos corretamente, já que as gesticulações são variadas.

O Apple Watch possui recursos de acessibilidade que são mais avançados do que o Double Tap (Imagem: Ivo Meneghel Jr/ Canaltech)
O Apple Watch possui recursos de acessibilidade que são mais avançados do que o Double Tap (Imagem: Ivo Meneghel Jr/ Canaltech)
Foto: Canaltech

Vale a pena usar o Double Tap?

Na minha opinião, o uso do Double Tap dependerá do tipo de usuário que você é. Para mim, o recurso ainda limitado, e, particularmente, prefiro as opções embutidas no menu de acessibilidade, por serem mais detalhadas e permitirem diferentes tipos de toques.

Então, o Double Tap só vale a pena para quem gosta de experimentar os recursos novos, que justificam a compra do relógio mais recente da Apple. No entanto, se a Maçã realizar atualizações para disponibilizar mais opções de uso do Double Tap, acredito que a ferramenta será mais útil no dia a dia.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade