Por que a Apple alcançou US$ 4 trilhões em valor de mercado pela primeira vez?
Demanda recorde pelo nova linha do iPhone impulsionou a companhia para o seu valor mais alto na história
A Apple atingiu nesta terça-feira, 28, o valor de US$ 4 trilhões, impulsionada pelo desempenho acima do esperado nas vendas do iPhone 17, o que ajudou na recuperação recente de suas ações. O avanço coloca a empresa entre as três maiores gigantes da tecnologia do mundo em valor de mercado, atrás apenas de Nvidia (US$ 5 trilhões) e Microsoft (US$ 4,03 trilhões). É a primeira vez que a companhia fundada por Steve Jobs chegou ao clube dos US$ 4 trilhões — anteriormente, ela foi a primeira a chegar em US$ 1 tri, US$ 2 tri e US$ 3 tri.
O feito ocorre depois de um primeiro semestre marcado por receios sobre concorrência na China, dúvidas sobre sua estratégia em inteligência artificial (IA) e o impacto da política tarifária do presidente Donald Trump. Mesmo assim, o lançamento dos aparelhos da linha iPhone 17 e do iPhone Air, em setembro, representou um ponto de virada.
Desde então, as ações da Apple vêm subindo, e já acumulam valorização de cerca de 13% desde o anúncio dos novos modelos.
"É importante lembrar que a ação de uma companhia na Bolsa de Valores é construída mais ou menos da seguinte forma: 30% do valor da ação é representado pelo resultado atual, e 70% pelo que os analistas esperam no futuro", explicou Roberto Kanter, economista e professor da FGV, "Então, uma parte desse valor é uma expectativa positiva que os analistas têm, que o mercado tem, de que a Apple continue crescendo de maneira consolidada".
Uma das razões para a Apple atingir o marco dos US$ 4 trilhões é a demanda pelo iPhone 17. Segundo o professor André Miceli, coordenador do MBA de Negócios Digitais da FGV, as vendas do modelo nos EUA e na China foram 15% superiores às dos modelos anteriores. "Foi um lançamento bem sucedido", disse.
A venda de dispositivos somou US$ 66,6 bilhões, mas os serviços da empresa, como assinaturas e aplicativos, também ajudaram, gerando US$ 27,4 bilhões e registrando alta de 13% na comparação anual, de acordo com a agência de notícias Reuters. Esses serviços, como Apple Store, Cloud e Apple Pay, geram ganhos mais consistentes e ajudam a sustentar o valor da empresa mesmo quando as vendas de eletrônicos variam.
"Quando cresce a base instalada de celulares, cresce também a precificação das ações por causa do negócio robusto de serviços. Esses serviços ajudam a sustentar o valor da empresa mesmo quando os ciclos de hardware são mais voláteis", explicou Miceli.
Além da forte demanda pelos produtos e do desempenho dos serviços, a recompra de ações da Apple também tem impacto direto no preço das ações e no valor de mercado da companhia. Nos últimos anos, a empresa investiu dezenas de bilhões de dólares na recompra de suas próprias ações.
"Como isso reduz a quantidade de papéis em circulação, a ação que fica no mercado passa a representar uma fatia maior do lucro total da empresa, ajudando a elevar o preço das ações e, naturalmente, o valor de mercado", disse Miceli.
No trimestre encerrado em 28 de junho, a Apple registrou receita de US$ 94 bilhões, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o lucro líquido atingiu US$ 23,4 bilhões, ou US$ 1,57 por ação, refletindo a alta demanda pelos produtos da companhia. Esses números, no entanto, não refletem o trimestre em que o iPhone 17 passou a ser vendido, então a perspectiva é alta para a companhia — o novo balanço será divulgado nesta quinta, 30.
Drible no tarifaço
A melhora no desempenho da Apple também está ligada à realocação da produção dos iPhones para países como Índia e Vietnã, uma medida que ajuda a reduzir o efeito das altas tarifas dos EUA sobre produtos fabricados na China e a minimizar riscos gerados por tensões comerciais, garantindo mais estabilidade à produção da empresa.
"A Apple também vem criando outra coisa importante, que é a consolidação do seu ecossistema de negócio baseado em hardware e software", completou Roberto Kanter,
"Os analistas acreditam que a Apple vem recuperando, o espaço que vinha perdendo quando se trata de IA. A Siri não tem conseguido alcançar os mesmos resultados, mas o mercado aparentemente está otimista de que a Apple vai reverter isso e se tornar um player importante nesse mundo da inteligência artificial".