Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Plataforma de Pesquisa em Saúde promoverá cooperação científica entre França e Brasil

A França e o Brasil lançaram oficialmente, em outubro, em Fortaleza (CE), a Plataforma Internacional de Pesquisa em Saúde Global França-Brasil, conhecida pela sigla Prisme. A iniciativa integra a temporada do Ano do Brasil na França e envolve os governos, as agências de saúde, instituições e pesquisadores dos dois países.

9 dez 2025 - 11h03
Compartilhar
Exibir comentários

Taíssa Stivanin, da RFI em Paris

O objetivo da iniciativa é transformar a pesquisa em ações concretas para a saúde pública, além de promover trocas científicas sobre doenças como tuberculose, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis.

Uma das metas é colocar em prática projetos na Guiana Francesa e no Amapá, onde França e Brasil compartilham uma fronteira. A ANRS, agência francesa de pesquisa sobre Aids e hepatites virais, que também monitora doenças infecciosas emergentes, está diretamente envolvida no projeto.

De acordo com Marion Fanjat, representante do departamento de estratégias e parcerias da ANRS, um dos focos do Prisme é agregar todos os parceiros nas decisões, ultrapassando as colaborações binacionais. "Queremos que todos possam se sentar em torno da mesma mesa", diz.

"A força da plataforma é reunir pesquisadores, instituições, representantes de programas nacionais de pesquisa, sociedade civil e associações de pacientes, além de organizações internacionais e financiadores", explicou a representante da ANRS, sediada na região parisiense.

"Após o lançamento oficial, os parceiros agora trabalham para definir um plano de ação, as prioridades nas pesquisas e ações concretas que serão operacionalizadas. Por enquanto, somos um consórcio de parceiros fundadores e estamos decidindo o que vamos fazer em termos operacionais nos próximos meses", diz.

Saúde pública

A representante da agência francesa lembra que a Guiana Francesa e o Brasil compartilham muitos "desafios de saúde pública", incluindo a gestão de epidemias pontuais, como a da dengue. A doença já é transmitida localmente na França há alguns anos, com a propagação do mosquito-tigre, facilitada pelo aquecimento global.

"Faz todo o sentido termos parceiros da Guiana Francesa, e estamos muito satisfeitos de poder contar com o Instituto Pasteur da Guiana entre os membros fundadores. Já temos alguns projetos em comum em andamento, que envolvem temas como saúde sexual. Mas muitos outros serão desenvolvidos sobre temas muito importantes na área amazônica, como as arboviroses", explica Marion Fanjat.

Outro projeto visa criar uma rede comum de análise das águas residuais entre a França e o Brasil para prevenir epidemias, como a da Covid-19. "Esse é um grande projeto que deve ser desenvolvido nos próximos anos entre a equipe da Guiana e da França. Toda essa área amazônica está muito envolvida nessas pesquisas com o Brasil", explica.

Neste contexto, a plataforma poderá contar com o apoio do centro franco-brasileiro pela biodiversidade amazônica, que promoverá a colaboração na área da saúde entre a Guiana Francesa e os estados brasileiros próximos, como Amapá, Amazonas e Roraima.

A prevenção e a gestão das doenças infecciosas também ocupam papel preponderante na plataforma. "Ela vai permitir a promoção de pesquisas de preparação, prevenção e respostas a epidemias, além de avaliar o impacto das mudanças climáticas na saúde humana, na segurança alimentar e nutricional", destaca.

Transformar a pesquisa em ações concretas para a saúde pública e promover o intercâmbio entre pesquisadores também estão entre as prioridades da cooperação. "Já existem bolsas de mestrado ou doutorado, propostas pela Embaixada da França, ou estágios na área da saúde. São parcerias entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Embaixada da França", conclui.

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade