Planejando um jantar com os amigos ou em família? O ChatGPT agora oferece conversas em grupo
A função ainda não está disponível no Brasil, mas os primeiros testes já começaram em países da Ásia e Oceania
A OpenAI anunciou nesta sexta-feira, 14, uma nova ferramenta para o ChatGPT: a possibilidade de realizar conversas em grupo. A novidade, que ainda está em fase de desenvolvimento e testes, promete facilitar tarefas como planejar férias com amigos ou organizar compromissos familiares.
Os testes iniciais estão sendo realizados no Japão, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Taiwan. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
Nos países onde a ferramenta está ativa, o recurso pode ser acessado tanto nos apps para celular quanto na versão web, por usuários dos planos ChatGPT Free, Go, Plus e Pro — todas as respostas serão realizadas pelo GPT 5.1, a última atualização da inteligência artificial (IA).
"Este piloto é um pequeno primeiro passo em direção a experiências compartilhadas no ChatGPT, e esperamos aprender com o feedback inicial dos usuários para orientar como expandiremos para mais regiões e planos do ChatGPT", afirmou a OpenAI em comunicado oficial.
Como funciona
Mesmo que não esteja disponível para o Brasil, a funcionalidade do chat em grupo é simples para quem tiver acesso à ela: basta adicionar amigos ou familiares clicando no ícone localizado na parte superior de um chat já existente. A partir daí, a IA cria um grupo que pode ser compartilhado por link, com capacidade para até 20 participantes.
Ao entrar no grupo, cada pessoa deve informar nome, sobrenome e foto de perfil para facilitar a identificação durante a conversa.
A ferramenta foi desenvolvida com base em dinâmicas típicas de grupos humanos. Por isso, o ChatGPT só vai responder quando for chamado pelo nome ou quando considerar apropriado, evitando interromper o fluxo natural entre os participantes.
"Ensinamos ao ChatGPT novos comportamentos sociais para conversas em grupo. Ele acompanha o fluxo da conversa e decide quando responder e quando permanecer em silêncio, de acordo com o contexto", diz o comunicado.
Os grupos também contam com configurações personalizáveis: é possível clicar no perfil de cada integrante, adicionar ou remover pessoas e até silenciar notificações.
Privacidade
Segundo a OpenAI, as conversas em grupo serão separadas das interações privadas com o ChatGPT, garantindo que informações pessoais e memórias de conversas anteriores não sejam compartilhadas com outros participantes.
Além disso, ninguém será incluído em um grupo sem consentimento, e menores de 18 anos terão proteção adicional para reduzir a exposição a conteúdo adulto.
Todos os participantes podem sair do grupo quando quiserem. Integrantes podem remover outras pessoas — com exceção do criador, que só pode ser excluído se decidir sair.
"Os chats em grupo são apenas o começo do processo de transformar o ChatGPT em um espaço compartilhado para colaborar e interagir com outras pessoas", concluiu a empresa.