PUBLICIDADE

Placas-mãe ASUS da Intel e AMD agora suportam 256 GB de RAM DDR5

A ASUS confirmou a liberação de uma nova atualização de BIOS que garante suporte oficial para placas-mãe receberem até 256 GB de RAM DDR5

15 mar 2024 - 20h36
(atualizado em 17/3/2024 às 09h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A ASUS confirmou que uma grande leva de placas-mãe Intel e AMD ganhará suporte oficial a até 256 GB de memória RAM DDR5 por meio de uma atualização de BIOS. O update chega após marcas como MSI e AsRock também terem confirmado esse adicional de compatibilidade no fim de 2023, aumentando a capacidade para usuários entusiastas.

Foto: ASUS / Canaltech

A novidade foi confirmada pela companhia através de um comunicado oficial, revelando o suporte para placas-mãe Intel de chipset 600 e 700. A empresa não detalhou se todos os modelos ganharão a compatibilidade, limitando-se a indicar apenas as topo de linha Z690, B760 e Z790.

Inclusive, a disponibilidade para as B760 chega a ser curiosa, visto que possivelmente a maioria dos usuários entusiastas deve utilizar as Z790 mais recentes.

Em contrapartida, do lado da AMD, a ASUS comenta que os produtos com chipset AM5 já suportam 256 GB de memória RAM DDR5 sem a necessidade de qualquer tipo de update da BIOS.

Exigência para o funcionamento dos 256 GB é que as placas-mãe tenham quatro slots de RAM (Imagem: Divulgação/ASUS)
Exigência para o funcionamento dos 256 GB é que as placas-mãe tenham quatro slots de RAM (Imagem: Divulgação/ASUS)
Foto: Canaltech

256 GB só para profissionais 

Mesmo que não seja nada comum, os 256 GB podem ser usados em situações muito específicas por profissionais. Essa alta quantidade de memória pode ajudar em fluxos de trabalho complexos, como renderização extrema ou modelagem 3D realista. Ainda assim, é realmente improvável que aplicações domésticas puxem ou aloquem essa quantidade da RAM

Para games, 16 GB de RAM já são o suficiente hoje em dia (Imagem: Divulgação/ASUS)
Para games, 16 GB de RAM já são o suficiente hoje em dia (Imagem: Divulgação/ASUS)
Foto: Canaltech

A ASUS ainda salienta que por mais que a maioria das suas placas com os chipsets listados acima tenham suporte aos 256 GB, certos modelos podem encontrar certa resistência para reconhecer o componente nessa quantidade. Para isso, os usuários devem recorrer ao site oficial da empresa e entender as atribuições e restrições de suas mainboards.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade