Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa do Google vai mudar? Conheça a AI Overviews e seus impactos

Google implementa inteligência artificial em sua ferramenta de busca, trazendo uma série de inovações e aprimoramentos transformadores.

14 jun 2024 - 09h00
(atualizado às 12h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Com o Google AI Overviews, os resultados de busca não serão mais exibidos como uma lista de links tradicionais. Em vez disso, eles serão apresentados como um resumo único, compilado pela inteligência artificial, que sintetiza os pontos mais importantes das informações disponíveis na web.
Imagem ilustrativa de inteligência artificial.
Imagem ilustrativa de inteligência artificial.
Foto: Eduka.AI

Durante o Google I/O 2024, o Google anunciou uma nova funcionalidade que promete transformar a maneira como realizamos buscas online: a AI Overviews (AIO). Esta inovação utiliza inteligência artificial generativa para criar resumos concisos e informativos com base nos resultados mais relevantes. 

Com o Google AI Overviews, os resultados de busca não serão mais exibidos como uma lista de links tradicionais. Em vez disso, eles serão apresentados como um resumo único, compilado pela inteligência artificial, que sintetiza os pontos mais importantes das informações disponíveis na web.

Liz Reid, a nova Head of Search do Google, destacou a importância dos AI Overviews e anunciou outras funcionalidades avançadas de IA no Search Labs, incluindo:

  • Capacidades de raciocínio em múltiplas etapas
  • Capacidades de planejamento
  • Resultados de busca organizados por IA
  • Uso do Google Lens com vídeos
  • Impacto para os usuários

Os AI Overviews prometem uma experiência de busca significativamente aprimorada para os usuários. O lançamento dos AI Overviews gerou um misto de entusiasmo e preocupação entre profissionais de marketing, especialmente no segmento de SEO.

Felipe Bazon, CSO da Hedgehog Digital, desenvolveu um guia sobre o Google AI Overviews aprofundando o assunto e explicando detalhadamente o que é funcionalidade. Felipe afirma que as mudanças nos resultados de busca do Google são uma oportunidade para o mercado. 

“Ao longo dos anos o SEO passou por mudanças, mas poucas tão grandes quanto a AI Overviews. Isso nos faz voltar aos primórdios do SEO, que é: testar, entender como funciona e tentar replicar as estratégias. Vai afetar o tráfego e as formas convencionais de trabalho, mas é uma oportunidade de começar do zero e desenvolver novas estratégias atualizadas para esse novo cenário da tecnologia”, diz Felipe.

Entre os principais benefícios da AI Overviews, destacam-se:

  • Eficiência: Os usuários podem obter respostas rápidas e precisas sem a necessidade de explorar vários sites. A inteligência artificial sintetiza as informações mais relevantes em um único resumo, economizando tempo e esforço;
  • Relevância: Com a IA destacando informações úteis e confiáveis, a qualidade das respostas melhora, proporcionando maior segurança e precisão nas informações apresentadas.

As mudanças drásticas na SERP e a qualidade dos resultados são algumas das questões levantadas.

"Ainda é cedo para tirar qualquer tipo de conclusão, mas uma coisa é certa: os resultados ainda precisam de muitos ajustes, pelo simples fato de que os algoritmos dos AI Overviews estão utilizando fontes de baixa qualidade e muitas delas de conteúdos gerados por AI", comenta o CSO da agência de SEO Hedgehog Digital.

Com a funcionalidade, sites que trabalham prioritariamente com conteúdos começaram a se preocupar com a perda de acessos. Entretanto, de acordo com Felipe, os portais de notícia não precisarão se preocupar.

"Outro ponto que chama a atenção e é de total interesse do Terra e outros portais de notícias é que esses novos resultados não aparecem em resultados de pesquisa com Top Stories, portanto, por hora, parece que os AI Overviews não vão afetar o tráfego de portais de notícia tanto quanto se previa”, explica.

É importante destacar que o Google está introduzindo várias inovações em inteligência artificial e continua investindo em pesquisas e desenvolvimento. Quais serão os próximos avanços que podemos esperar? 

Inicialmente, o Google reportará os resultados dos AI Overviews de forma agrupada nos relatórios de performance do Google Search Console, dificultando a distinção do tráfego específico gerado por esta nova funcionalidade. A novidade está disponível para usuários nos Estados Unidos, com previsão de expansão global até o final do ano.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade