Parcerias do Google com hotéis preocupam empresas de viagens
Parcerias recentes do Google com cadeias de hotéis têm elevado preocupações entre as empresas do setor de viagens. As companhias tem receio que a gigante de buscas esteja tentando obter maior receita com publicidade."Considerando o que a indústria de viagens está gastando com publicidade nos sites Priceline, Expedia e TripAdvisor, o Google está bem alerta e gostaria de ter uma fatia", disse Douglas Quinby, vice-presidente de pesquisa na PhoCusWright, empresa de pesquisas sobre o setor de viagens.
A companhia de Sergey Brin e Larry Page já possui o site ITA, um fornecedor de informações de voos e um programa de anúncios sobre preços de hotéis - ele leva consumidores a fazerem reservas em sites de hotéis.
Nos últimos meses, os hotéis concordaram em testar produtos do Google, e, no mês passado, a gigante da tecnologia fez um acordo sobre licenciamento com uma start-up chamada Room 77, que permite aos visitantes compararem os preços de hotéis e reservem acomodações.
Pesquisadores não acreditam que o Google queira passar a processar compras feitas por agências de viagens online, que são algumas de suas maiores anunciantes. Eles acreditam que o negócio de transações exigiria certas capacidades que trariam novas despesas e custos fixos. Mas o Google gostaria de atrair mais receita de publicidade sobre viagens, dizem.
O Carlson Rezidor Hotel Group, que inclui as cadeias Radisson e Country Inns & Suites, anunciou um programa piloto no fim do ano passado que permite aos visitantes fazerem buscas, compras e paguem estadias nos hoteis usando as aplicações Google Hotel Finder, Google Business Photos e Google Wallet.