Para os supermercados espanhóis, apenas vender a comida já não é tão interessante. Agora eles querem que as pessoas comam ali mesmo
O número de clientes que comem dentro dos próprios supermercados disparou: o dobro em um ano
Um relatório da consultoria Worldpanel by Numerator, divulgado pela agência Efe, constatou que os hipermercados já não são apenas lugares onde buscamos alimentos para encher nossas geladeiras ou pratos prontos para comer. A cada ano, centenas de milhares de pessoas cruzam suas portas por outro motivo: tomar café da manhã, almoçar ou lanchar ali mesmo. Exatamente como se estivessem em um restaurante ou bar.
Segundo explica Veronika Khurshudyan, porta-voz da consultoria, até o fim de julho de 2025, 6,9 milhões de pessoas foram às cafeterias de hipermercados e supermercados na Espanha para comprar comida que depois consumiram fora de casa. O dado é interessante, mas o relatório inclui outro ainda mais relevante: cerca de 1,3 milhão de clientes optaram por ficar no estabelecimento e consumir a comida ali mesmo.
O número é significativo por duas razões. Primeiro, pelo alcance. Segundo, pela tendência. Esse 1,3 milhão de consumidores representam o dobro do registrado no ano anterior.
"Mostra um interesse cada vez maior em aproveitar a experiência dentro do próprio estabelecimento", constata Khurshudyan. O mais comum continua sendo comprar comida para levar. Em 31% das ocasiões, consumimos na casa de outras pessoas e em 16% no local de trabalho. Os dados, no entanto, refletem uma via de negócio em crescimento para as redes.
"As cafeterias em hiper e supermercados começam a se consolidar como ponto de consumo flexível que combina a praticidade do 'para levar' com a possibilidade de ...
Matérias relacionadas