Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O melhor edifício do mundo em 2024 não foi um aeroporto ou um arranha-céu: é uma escola em um subúrbio da Austrália

O World Architecture Festival destacou a escola entre mais de 200 candidatos Entre os selecionados estavam torres residenciais, um aeroporto e um observatório astronômico O júri avaliou sua capacidade de se integrar ao ambiente e à comunidade, além do enfoque sustentável

28 abr 2025 - 12h11
(atualizado em 28/4/2025 às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Em um mundo em que a qualidade na arquitetura parece se medir pela megalomania do projeto, era de esperar que o prêmio de melhor construção do ano fosse para precisamente isso: um megaprojeto erguido em alguma metrópole com um orçamento milionário. No entanto, quando chegou o momento de decidir a quem conceder seu prêmio mundial de 2024, os juízes do World Architecture Festival (WAF) focaram em algo bastante diferente: uma pequena escola de periferia.

Seu nome: Escola Pública de Darlington, um projeto desenvolvido na Austrália, em Chippendale, um dos subúrbios de Sydney.

Quem precisa de arranha-céus?

Para o júri do World Architecture Festival (WAF), um festival de arquitetura com repercussão e prestígio internacional, menos é mais. Recentemente, eles anunciaram o vencedor de seu prêmio World Building of the Year 2024 e, surpreendentemente, a distinção não foi para nenhum arranha-céu saudita, mas para uma discreta escola primária no subúrbio de Sidney cujas obras foram concluídas em 2023.

O projeto é bastante mais discreto do que as grandes construções que estão sendo levantadas em outras latitudes do planeta. Na ficha do WAF, eles não entram em detalhes sobre o orçamento nem as dimensões da obra, mas há alguns dados que ajudam a ter uma ideia do projeto: o edifício é uma escola pública para estudantes de educação primária localizada em Chippendale, no extremo sul do distrito comercial de Sydney.

As obras no centro foram concluídas há um ano, em julho de 2023, embora os ...

Veja mais

Matérias relacionadas

CEO de 33 anos e apenas 20 funcionários em tempo integral: esta é a pequena equipe da Bluesky que enfrenta o X

Croqueta causa prejuízo de 40 mil euros a restaurante espanhol

Nos EUA, novo tipo de festa se torna cada vez mais comum e já atrai multidões, com lista de espera e tudo

Há mais de 500 anos, 42 crianças foram sacrificadas em Tenochtitlán: foi um apelo desesperado a Tláloc para acabar com uma seca devastadora

Hitler cometeu suicídio em 1945, mas só morreu onze anos depois; foram necessárias 42 pessoas e uma razão econômica

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade