O encalhedo navio Ever Given foi um desastre multimilionário; agora sabemos que também foi desastroso para a natureza
Em 2021, o mundo enfrentou um revés inesperado em meio à sua lenta recuperação da pandemia: um único navio, o Ever Given, paralisou o comércio global por dias. Foram calculados os prejuízos para aqueles que tinham contêineres da Maersk, para o Canal de Suez e para a própria natureza.
Ano de 2021. O mundo começava a se recuperar dos devastadores efeitos da pandemia de COVID-19, mas as consequências comerciais ainda eram evidentes, especialmente na forma de uma grande crise de semicondutores que levou à escassez de dispositivos de todos os tipos (o PS5 foi um bom termômetro dessa situação). Para agravar o cenário, ocorreu o acidente do Ever Given, que bloqueou o Canal de Suez por menos de uma semana, tempo suficiente para desorganizar o comércio mundial naquele ano.
Já foi estimada apenas uma fração das perdas milionárias causadas pelo incidente. O resumo: foi um verdadeiro caos.
Ever Given
O transporte marítimo continua sendo de extrema importância. Aproximadamente 80% do comércio mundial é realizado dessa forma, representando 70% do valor das mercadorias comercializadas. O motivo é que, embora seja um meio de transporte mais lento que alternativas como o avião, a enorme capacidade de carga dos navios porta-contêineres permite custos de transporte reduzidos.
Um dos gigantes dos mares é o Ever Given, um dos maiores navios do mundo. Ele pesa 200 mil toneladas, tem quase 400 metros de comprimento e uma capacidade de carga gigantesca. Quando ficou encalhado no Canal de Suez em 23 de março de 2021, causou a paralisação de 422 navios que aguardavam para atravessar em ambos os sentidos.
Caos milionário
Desses navios, 89 eram porta-contêineres. O curioso é que, embora o Ever Given tenha sido liberado em 29 de março, levou quase uma semana a mais para que o ...
Matérias relacionadas
O futuro da energia está flutuando no Ártico: o trunfo da Rússia na manga é uma usina nuclear
'O Brutalista' era o grande candidato a arrebatar o Oscar deste ano; até que alguém atacou a IA