NVIDIA perdeu US$ 265 bilhões de uma só vez; tarifas geraram terror entre empresas de tecnologia
As tarifas de 25% sobre o México e o Canadá foram recebidas com números negativos nas bolsas
A NVIDIA perdeu, no dia 3 de março, 265 bilhões de dólares de uma só vez. Foi um dia especialmente difícil para a empresa, com uma queda de 8,69% no valor de suas ações, mas o dia foi marcado pelo vermelho em todo o setor tecnológico. O motivo claro desse retrocesso nas bolsas foram as tarifas.
Donald Trump confirma as tarifas
Após anunciar as tarifas sobre o Canadá e o México, o presidente dos EUA inicialmente adiou sua efetivação, mas depois anunciou que elas entrariam em vigor definitivamente a partir de 4 de março. Trata-se de uma medida polêmica que fará com que as importações do México e do Canadá passem a ter tarifas de 25%, o que encarecerá esses produtos.
O anúncio de Trump provocou um colapso evidente em várias ações do setor tecnológico, mas a NVIDIA foi sem dúvida uma das mais afetadas, com uma queda de 8,69%. A Intel perdeu 4,05%, a Broadcom caiu 6,05% e a Supermicro despencou 13%. Os números negativos apareceram em boa parte do mercado tecnológico, com todas as grandes empresas afetadas, ainda que em menor grau do que a NVIDIA.
Como apontam os analistas do The Kobeissi Letter, o índice S&P já abriu em baixa, e o anúncio de Trump rapidamente precipitou a queda: em apenas seis horas, os ativos incluídos nesse índice haviam perdido mais de 100 pontos, cerca de 1,5 trilhão de dólares no total.
Relação com o México
Embora a maioria dos chips da NVIDIA seja fabricada em Taiwan, alguns de seus sistemas mais avançados e equipamentos baseados nesses chips são ...
Matérias relacionadas