Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nvidia apresenta novos modelos de IA de código aberto em meio ao crescimento da oferta chinesa

15 dez 2025 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários

A Nvidia apresentou nesta segunda-feira uma nova família de modelos de inteligência artificial de código aberto que, segundo ela, serão mais rápidos, mais baratos e mais inteligentes do que suas ofertas anteriores, em meio à proliferação de soluções de código aberto provenientes de laboratórios de IA chineses.

A Nvidia é conhecida principalmente por fornecer chips que empresas como a OpenAI usam para treinar seus modelos proprietários e cobrar por eles. Mas ela também oferece uma série de modelos próprios para tudo, desde simulações de física até veículos autônomos, como software de código aberto que pode ser usado por pesquisadores ou por outras empresas, com companhias como a Palantir Technologies integrando o modelo da Nvidia em seus produtos.

A Nvidia revelou na segunda-feira a terceira geração de seus grandes modelos de linguagem "Nemotron", voltados para escrita, programação e outras tarefas. O menor dos modelos, chamado Nemotron 3 Nano, foi lançado na segunda-feira, com outras duas versões maiores previstas para o primeiro semestre de 2026.

A Nvidia, que se tornou a empresa de capital aberto mais valiosa do mundo, afirmou que o Nemotron 3 Nano é mais eficiente que seu antecessor - o que significa que terá um custo operacional menor - e apresentará melhor desempenho em tarefas longas com múltiplas etapas.

A Nvidia está lançando os modelos em um momento em que as ofertas de código aberto de empresas de tecnologia chinesas, como DeepSeek, Moonshot AI e Alibaba Group Holdings, estão se tornando amplamente utilizadas no setor de tecnologia, com empresas como o Airbnb divulgando o uso do modelo de código aberto Qwen, do Alibaba.

Ao mesmo tempo, a CNBC e a Bloomberg noticiaram que a Meta está considerando a transição para modelos de código fechado, deixando a Nvidia como uma das fornecedoras mais proeminentes de soluções de código aberto nos EUA.

Muitos estados e entidades governamentais dos EUA proibiram o uso de modelos chineses devido a preocupações com a segurança.

Kari Briski, vice-presidente de software de IA generativa para empresas da Nvidia, afirmou que a empresa pretende fornecer um "modelo em que as pessoas possam confiar" e que também está disponibilizando abertamente seus dados de treinamento e outras ferramentas para que usuários governamentais e empresariais possam testá-lo quanto à segurança e personalizá-lo.

"É por isso que estamos tratando isso como uma biblioteca", disse Briski à Reuters em entrevista. "É por isso que estamos comprometidos com isso do ponto de vista da engenharia de software."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade