Novo golpe de telefone com números falsos usa resultados de IA do Google para atrair vítimas
Um número de telefone mal escolhido pela IA faz com que alguém possa cair em um grande golpe
Até mesmo os mais experientes em tecnologia podem cair em golpes online. Um deles é Alex Rivlin, um agente imobiliário de Las Vegas que se tornou, sem saber, vítima de uma nova e sofisticada fraude. Seu caso, revelado pelo The Washington Post, acende o alerta sobre como as novas ferramentas de inteligência artificial generativa, como os resumos de IA do Google, estão sendo exploradas para dar nova vida a velhos golpes.
O golpe começou com uma tarefa simples: uma busca rápida para reservar um transporte para um cruzeiro pela Europa. Ao procurar no Google o número de atendimento ao cliente da Royal Caribbean, Alex Rivlin recebeu a resposta diretamente da IA do buscador, com um número de telefone pronto na tela. O que ele não sabia é que aquele número não era da companhia de cruzeiros, mas sim de golpistas.
Ao ligar para o número que a IA havia fornecido, atendeu um suposto funcionário de atendimento ao cliente que deu todos os detalhes precisos sobre o transporte que ele deveria usar em Veneza. Informou-o sobre as tarifas e até negociou a possibilidade de não cobrar alguns suplementos que estavam no portfólio de serviços da empresa.
Finalmente, chegaram a um acordo: custaria 768 dólares. E, para pagar, ele forneceu seu cartão de crédito.
A fraude foi descoberta no dia seguinte. Rivlin percebeu que haviam aparecido cobranças suspeitas em sua conta e que o nome da empresa que estava cobrando não era a "Royal Caribbean". Assim, se deu conta do golpe. Felizmente, ele conseguiu ...
Matérias relacionadas
"Estamos na internet de 1995": por que a revolução da IA pode criar mais empregos do que destruir