Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo aplicativo de mensagens faz sucesso na China, dominada pelo WeChat

6 set 2018 - 15h13
(atualizado às 15h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O aplicativo chinês de mensagens Bullet Messenger teve milhões de downloads desde sua estreia há apenas algumas semanas, usando um design arrojado para conquistar fatia de um mercado sofisticado de bilhões de usuários.

Aplicativos do Bullet Messenger e WeChat em tela de celular
04/09/2018 REUTERS/Florence Lo/Illustration
Aplicativos do Bullet Messenger e WeChat em tela de celular 04/09/2018 REUTERS/Florence Lo/Illustration
Foto: Reuters

A empresa lançou seu aplicativo em 20 de agosto e, em uma semana, tornou-se a oferta gratuita mais baixada na loja de aplicativos da Apple na China.

Analistas dizem que a rápida ascensão do serviço, apoiado na ânsia dos chineses por opções ao WeChat, ressalta a rapidez com que o panorama da internet móvel na China pode mudar.

"O ciclo de transformação no espaço da internet chinesa está ficando muito, muito mais veloz", disse Matthew Brennan, co-fundador da consultoria de tecnologia China Channel.

"Há uma quantia cada vez maior de dinheiro fácil perseguindo cada vez menos oportunidades, enquanto também há um grupo muito grande de empreendedores talentosos, por isso as pessoas sabem como escalar os negócios rapidamente - há uma cartilha estabelecida", acrescentou.

Analistas descreveram o Bullet Messenger como potencial rival do WeChat - embora esteja muito aquém do aplicativo da Tencent, que tem mais de 1 bilhão de usuários.

O design minimalista do Bullet se destaca, assim como um recurso que instantaneamente transforma mensagens de voz em texto enquanto o usuário fala, e envia cada mensagem de voz com uma transcrição que pode ser editada.

Os usuários dizem que a ferramenta, fornecida pela empresa de tecnologia de voz chinesa iFlytek, permite que eles conversem mais rápido sem ter que digitar ou ouvir gravações de voz - um ato demorado para o receptor que é considerado indelicado na etiqueta do WeChat na China.

O WeChat oferece uma função de entrada de voz semelhante, mas está oculta na interface do aplicativo e não é comumente usada. Ele também não permite que mensagens de voz e transcrições sejam enviadas simultaneamente, como o Bullet faz.

Wang Guanran, analista sênior da Citic Securities em Xangai, descreveu a principal vantagem do Bullet como sendo "mais leve" do que o WeChat.

Por exemplo, funções extras do WeChat incluem pagamento e jogos, enquanto o Bullet oferece apenas mensagens e feed de notícias, e sua interface permite que os usuários respondam a mensagens em menos etapas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade