Nem remédio, nem terapia: esse desenvolvedor venceu o TDAH jogando video game
Conhecer-se bem é fundamental para que um método de produtividade funcione. Este desenvolvedor provou isso a si mesmo.
Laurie Hérault é um desenvolvedor e consultor de 39 anos que começou sua carreira aos 21. Desde então, ele luta contra a procrastinação, que descreve como sua maior luta na vida. Hérault atribui suas lutas a algo que vale a pena considerar: ele sofre de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Segundo ele, a procrastinação crônica o levou a passar por um período terrível: falência e esgotamento, por viver de estresse em vez de planejamento e organização. No entanto, descobriu uma coisa na qual consegue passar horas sem perder o foco: videogames. Por isso, ele recorreu a eles e a uma impressora para resolver os problemas que carregava consigo há tanto tempo.
Trazendo incentivos de videogame para a vida real
Hérault acredita que o que o mantém focado enquanto joga videogame é o sistema de looping: uma ação simples, como mirar ou atirar, seguida de um feedback: o som do tiro, a derrota do inimigo. Os videogames repetem padrões semelhantes até a exaustão, então ele queria replicar esse loop em tarefas da vida real, nas quais você completa tarefas seguindo hábitos diários.
Para começar, ela se propôs a dividir tarefas grandes, como limpar a casa, em microtarefas — ações que levam de 2 a 5 minutos, como tirar o lixo ou arrumar a cama. Cada tarefa é escrita em um post-it, para que haja um feedback positivo após a conclusão.
Outro exemplo de que não existe uma verdade absoluta para maximizar a produtividade, mas sim o método que funciona para você.
Além disso, ...
Matérias relacionadas