Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nem remédio, nem terapia: esse desenvolvedor venceu o TDAH jogando video game

Conhecer-se bem é fundamental para que um método de produtividade funcione. Este desenvolvedor provou isso a si mesmo.

21 jun 2025 - 09h16
(atualizado em 23/6/2025 às 14h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Laurie Hérault é um desenvolvedor e consultor de 39 anos que começou sua carreira aos 21. Desde então, ele luta contra a procrastinação, que descreve como sua maior luta na vida. Hérault atribui suas lutas a algo que vale a pena considerar: ele sofre de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Segundo ele, a procrastinação crônica o levou a passar por um período terrível: falência e esgotamento, por viver de estresse em vez de planejamento e organização. No entanto, descobriu uma coisa na qual consegue passar horas sem perder o foco: videogames. Por isso, ele recorreu a eles e a uma impressora para resolver os problemas que carregava consigo há tanto tempo.

Trazendo incentivos de videogame para a vida real

Hérault acredita que o que o mantém focado enquanto joga videogame é o sistema de looping: uma ação simples, como mirar ou atirar, seguida de um feedback: o som do tiro, a derrota do inimigo. Os videogames repetem padrões semelhantes até a exaustão, então ele queria replicar esse loop em tarefas da vida real, nas quais você completa tarefas seguindo hábitos diários.

Para começar, ela se propôs a dividir tarefas grandes, como limpar a casa, em microtarefas — ações que levam de 2 a 5 minutos, como tirar o lixo ou arrumar a cama. Cada tarefa é escrita em um post-it, para que haja um feedback positivo após a conclusão.

Outro exemplo de que não existe uma verdade absoluta para maximizar a produtividade, mas sim o método que funciona para você.

Além disso, ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Em 2020, muitos fãs lamentaram a perda do streamer de WoW, Reckful, e agora seu lendário vilão voltou a estar online após um banimento de 11 anos

Mísseis de Israel não causaram danos significativos ao escudo nuclear do Irã; com isso, os Estados Unidos (EUA) estão prestes a ativar o que chamam de "plano B"

Queria me livrar das baratas em casa sem usar inseticidas ao limpar o chão: estes repelentes me ajudaram a conseguir

Motorista de caminhão percebe roubo de 2.800 consoles Switch 2 avaliados em R$7.630.560,00 em parada de descanso

Google colocou sua IA para jogar Pokémon no Game Boy; centenas de horas depois, ela começou a sentir "pânico, estresse e medo"

Xataka
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade